Semana da Ria Formosa 2 a 6 de maio de 2017

0
286
Semana Ria Formosa 1

A Semana da Ria Formosa é uma iniciativa que visa difundir informação, estimular o conhecimento e práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento dos valores presentes no território do Parque Natural da Ria Formosa e, assim, contribuir para a construção de uma consciência ecológica conducente à preservação do património natural e cultural desta área protegida.

A escolha do cavalo-marinho como símbolo deste evento visa alertar para a atual situação de declínio da sua população na Ria Formosa. Ao ser uma espécie indicadora da qualidade ambiental, funciona como um alerta para as ameaças ao sistema lagunar, onde muitas outras espécies enfrentam perigos diversos, seja por sobre exploração, seja por perda de habitat.

Nesta 2ª edição da Semana da Ria Formosa, que irá ocorrer entre 2 e 6 de maio, a temática escolhida alerta para o efeito da poluição nos nossos habitats, nas espécies e, consequentemente, na saúde humana.

Durante esta semana desenvolvem-se uma série de atividades dirigidas à comunidade escolar. Proporcionam-se aos nossos jovens saídas de campo e diversas experiências de conhecimento dos valores naturais, para perceber como funcionam estações de tratamento de águas residuais, qual o destino dos nossos resíduos e como são tratados, e ainda atividades desportivas como a canoagem ou as caminhadas. O voluntariado ambiental volta também a estar presente nesta edição.

Existem outras atividades abertas ao público não escolar, nomeadamente no dia 2 de maio, dia do 39º aniversário desta área protegida, acontecendo às 17h30 a abertura da exposição “O ciclo de vida do camaleão”com obras da pintora Manuela Leal, acompanhada por poemas dos Poetas do Guadiana, que, na abertura da exposição, irão presentear-nos com um momento de declamação.

No dia 4 de maio, às 16h00, poderemos assistir ao acendimento da chama dos jogos de Quelfes e início da estafeta da Chama. No Algarve Outlet, durante toda a semana decorrerá uma ação de recolha de eletrodomésticos e lâmpadas usadas com a presença de mascote e poderão ser visitadas exposições feitas por alunos dos nossos concelhos, Lix’Arte e Lixo no Algarve – Coastwatch.Semana Ria Formosa 1Semana Ria Formosa 2Fonte: Centro de Educação Ambiental de Marim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui