Projeto “L.E.R. Cãofiante” motiva Técnicas da CMSilves

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Projeto Ler Caofiante CMS

Técnicas da Câmara Municipal de Silves (CMS) serão formadoras numa iniciativa da Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas BAD, que terá lugar a 25 de maio, das 10h00 às 17h00, no Instituto Camões, em Lisboa.

Este seminário dirigido a profissionais das bibliotecas versará a “Leitura Assistida por Animais” nestes espaços.

O objetivo é ajudar os profissionais desta área a compreender a oportunidade que se apresenta para as bibliotecas de inovar, surpreender, motivar e deliciar públicos, recorrendo à Leitura Assistida por Animais e durante a formação serão dados a conhecer os resultados da experiência da CMS no que concerne à utilização de cães num projeto de Leitura Assistida por Animais, desenvolvido na Biblioteca Municipal de Silves.

Aliás, este projeto da autarquia – o L.E.R. Cãofiante –, que funciona desde o ano letivo 2013-2014, estando, este ano, a ser implementado na Escola EB1 do Enxerim, com alunos de 2º ano, conta já com uma análise feita numa tese de mestrado.

Margarida da Silva Calado apresentou recentemente (em janeiro de 2017) o seu trabalho sobre esta iniciativa da autarquia silvense, tese essa que se intitulou “Motivação para a Leitura e Hábitos de Leitura num Programa de Leitura/Educação Assistida por Animais”. A coordenação da investigação foi feita pela Professora Lourdes Mata, especialista na área da Motivação para a Leitura, que também apresentou em síntese os resultados desta tese no II Congresso Internacional de Intervenções Assistidas por Animais (que se realizou em Cascais, em outubro de 2016), numa comunicação conjunta com o Município de Silves.

O principal objetivo da investigação de Margarida da Silva Calado era avaliar o impacto deste programa ao nível da motivação, das emoções e dos hábitos de leitura das crianças, bem como ao nível das práticas de literacia familiar, essencialmente na componente de atividades assistidas por animais, que decorriam na Biblioteca Municipal de Silves.

Neste estudo o grupo de intervenção era composto pelos alunos das duas turmas de 1ºano que participaram no L.E.R. Cãofiante, no ano letivo 2015/16, enquanto o grupo de controlo foi composto por duas outras turmas de 1º ano que não tiveram acesso ao programa (uma de Silves e outra de Odivelas).

A nível estatístico foi observado que o grupo de intervenção registou melhorias em comparação ao grupo de controlo em diversos fatores, nomeadamente ao nível do prazer da leitura (F(1,74)=11,099, p=0,001), do valor e importância atribuídos à leitura (F(1,74)=7,834, p=0,007), e do tempo dedicado à leitura de histórias em família [Pillai’s Trace=.102, F(1,58) = 6,592, p = .013], sendo que estas diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas.

A investigadora salienta, no seu trabalho, a boa relação existente entre todos os participantes no projeto, incluindo os dois cães – o MoMo e a Pipa -, bem como a satisfação gerada pelo projeto.Projeto Ler Caofiante CMSFonte: GIRP do Município de Silves

 

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