O Município de Silves irá apresentar publicamente no próximo dia 19 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Silves, a obra “O Infante D. Henrique: alcaide-mor de Silves (1457): comemorações dos 550 anos”.
Trata-se de uma publicação que, para além de apresentar estudos sobre as gentes locais no período das descobertas e sobre dois importantes monumentos: a Sé e a Alcaidaria do Castelo de Silves, se reveste de primordial importância para a compreensão da importância que a cidade Silves deteve no período dos Descobrimentos e que o Município de Silves – reconhecendo a importância dos trabalhos e a sua mais-valia científica para o estudo e compreensão da nossa história local, assim como, o seu valor científico-pedagógico ao intentar colmatar lacunas da nossa História – apresenta nesta sessão.
De referir que esta obra vem na sequência do colóquio alusivo às importantes contribuições do Infante para a cidade, realizado por ocasião das comemorações dos 550 anos sobre a data em que o mesmo ocupou o cargo de Alcaide-mor de Silves. O colóquio reuniu relevantes investigadores que acederam a apresentar os seus contributos para o esclarecimento da nossa história local e regional, nomeadamente o Professor Doutor João Silva de Sousa, com a apresentação do painel “O Infante D. Henrique e a Importância da Alcaidaria-Mor de Silves”, o Professor Doutor João Paulo Oliveira e Costa, que abordou o tema “Silves, a última peça do puzzle algarvio do Infante D. Henrique”, a Professora Doutora Teresa Lacerda, com “As gentes de Silves e os descobrimentos Henriquinos”, a Professora Doutora Joana Ramôa e o Professor Doutor José Custódio Vieira da Silva, através da comunicação “A Sé Gótica de Silves – os diferentes momentos construtivos”, e a Professora Doutora Rosa Varela Gomes, com “Alcaidaria do Castelo de Silves – contributo para o seu estudo”.
O telefone 282 440 899 e o email [email protected] são os contactos da Biblioteca para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.Fonte: GIRP do Município de Silves