Círculo Cultural do Algarve reativado 25 anos depois

0
227
Circulo Cultural Algarve 5

O Círculo Cultural do Algarve foi reativado com a aprovação dos novos estatutos e da eleição dos novos órgãos sociais provisórios no dia 20 de março, os quais tomaram posse no dia 9 de maio de 2017.

Estes corpos sociais tem a função de reativar o Círculo Cultural do Algarve e marcar nova Assembleia Geral para a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2017/2020.

O Círculo Cultural do Algarve (CCA) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em Faro em 1940, que nasce com o fim de “colaborar no desenvolvimento e expansão da cultura portuguesa e algarvia”, tendo desenvolvido uma intensa e importante atividade até à década de 80 do século XX.

Já no século XXI, há alguns anos, um grupo de farenses reuniu-se para reativar o CCA de que resultou uma Comissão Instaladora, que teve como objetivo eleger os primeiros órgãos sociais desta nova fase do CCA.

Considera-se que no atual panorama cultural do Algarve e, em especial, da cidade de Faro o reativamento do CCA é oportuno, pertinente e pode dar um contributo fundamental quer na valorização cultural e patrimonial, quer na dinamização da dimensão associativa da região. Considera-se, ainda, que alicerçada na sua forte identidade e história o CCA pode ser um agregador de vontades e posicionar-se para dinamizar uma rede cultural da cidade e/ou da região. Este desiderato permite ganhar escala, criar sinergias, promover a reflexão e o conhecimento e continuar a democratizar o acesso à Cultura.

A reativação do Círculo Cultural do Algarve juntou em torno deste projeto várias gerações, aliando o compromisso com o passado da associação mas, acima de tudo, o compromisso com o presente e o futuro.

Órgãos sociais eleitos:

Assembleia Geral

Presidente: Valério Bexiga Grou

1.º Secretário: Augusto José Gomes Martins

2.º Secretário: José Maria de Oliveira

Direção

Presidente: Dália da Conceição Paulo

Vice-presidente: Carlos Pedro Sousa Gordinho

Tesoureiro: Célia Maria Sá Reis      

Secretário: José João da Ponte e Castro

Vogal: Susana Cristina da Silva Joaquim

Conselho Fiscal

Presidente: Álvaro Pedro Café

Vice-Presidente: Guida Maria Franco Conceição Parreira

Vogal: André Farias TeixeiraCirculo Cultural Algarve 5Circulo Cultural Algarve

Fonte: CCA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui