CCVLagos dinamiza Projeto “Nova Escola de Sagres”

0
203
Nova Escola Sagres

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), no âmbito do Programa DiVaM, da responsabilidade da Direção Regional da Cultura do Algarve, dinamizará o projeto Nova Escola de Sagres a ser implementado na Fortaleza de Sagres.

O evento, a decorrer nos dias 19 e 20 de Maio, em ambiente de Festival, propõe aos visitantes várias atividades, da construção de uma caravela modular com 6 metros de comprimento à utilização de instrumentos técnicos tradicionais e os seus correspondentes modernos. Este projeto conta ainda com a parceria da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental.

A implementação do projeto Nova Escola de Sagres ambiciona reunir na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as Artes de Navegar, a História e o Conhecimento que resultaram do primeiro grande evento de globalização – os Descobrimentos.

Em cada atividade são abordados conceitos de um contexto histórico preciso, mas relacionando-os com os conhecimentos atuais, com os novos saberes e tecnologias, recorrendo a ferramentas atuais e de elevada tecnologia. Os participantes experimentarão atividades como a construção de uma Caravela modular de 6 m de comprimento, manuseamento de instrumentos de navegação, construir mapas e ler cartas, utilizar relógios de sol, realizar observações solares e noturnas, examinar as plantas vindas com os Descobrimentos e conhecer sementes de todo o mundo.

O evento terá a duração de 2 dias permitindo assim diversificar os públicos envolvidos.

O primeiro dia é dedicado às escolas para que possam usufruir e participar nas atividades propostas. O segundo dia será dedicado a todos que visitem o espaço da Fortaleza de Sagres, particularmente as famílias. Está prevista, também para o segundo dia, uma palestra que irá decorrer no auditório da Fortaleza e um Workshop de Seleção e Conservação de semente, terminando o dia com uma Observação Astronómica.

A existência da Escola de Sagres constitui um dos maiores mitos da História de Portugal. Pensa-se que a correta interpretação do termo Escola de Sagres, implementada pelo Infante D. Henrique, estaria associada a um local de reunião de conhecedores da arte de marear e detentores do saber científico e tecnológico para, em conjunto, desenvolverem métodos inovadores de navegação, elaboração e produção de cartas de navegação e construção de embarcações para a descoberta de novas terras e rotas comerciais.

O Centro Ciência Viva de Lagos

Para além das várias atividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Oficinas e Atividades para Seniores, Saídas de Campo, Palestras e Observações Astronómicas), o Centro Ciência Viva de Lagos tem vindo também a assumir-se noutras áreas da divulgação da Ciência, nomeadamente através da associação a projetos de investigação científica, por exemplo da Universidade do Algarve, no qual desempenha o papel de parceiro de Comunicação e Divulgação de Ciência. O Centro já recebeu igualmente financiamento por parte da Fundação Calouste Gulbenkian para a implementação do Projeto Saúde a 4 Tempos, de promoção da Literacia para a Saúde. Recentemente o CCVL decidiu apostar nas Oficinas Maker e irá inaugurar brevemente um novo espaço laboratorial – Espaço Dòing. Neste Espaço DÒING, aprende-se fazendo, misturando a robótica, a programação, a digitalização e impressão 3D, as tecnologias digitais e a prototipagem com a marcenaria e o mãos-na-massa, seja no tricot ou na cozinha molecular.Nova Escola Sagres

Caravela CCV Lagos 1Logo Centro Ciencia Viva LagosFonte: CCV de Lagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.