A Câmara Municipal de Loulé informa que, por motivos de doença do palestrante, a conferência “Estado Social e desmercadorização do bem-estar”, apresentada por Nuno Serra, agendada para esta quinta-feira, 18 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi cancelada. A sessão será realizada em data oportuna.
Esta quinta-feira, 18 de maio, pelas 21h30, Nuno Serra vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loulé, para apresentar mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”. “Estado Social e desmercadorização do bem-estar” é o mote para esta sessão.
A provisão de bem-estar, através do acesso a cuidados de saúde, a uma educação de qualidade e a medidas de proteção social e de combate à pobreza e à exclusão, continua a ser uma questão central no atual debate político. Se é consensual a ideia de que todos os cidadãos devem poder aceder a estes bens e serviços, numa lógica de direitos que torna irrelevantes as diferenças de estatuto económico e social, já é menos pacífica a questão dos mecanismos institucionais para garantir essa provisão, universal e gratuita.
Neste âmbito, são diversos os modelos propostos, que oscilam entre a provisão pública direta de serviços de educação, saúde e proteção social e a defesa da privatização e da concorrência, passando pelas propostas de financiamento estatal da oferta privada, no pressuposto da existência de sistemas únicos de bem-estar social.
Questões que convidam à reflexão sobre a natureza, os objetivos e a especificidade da provisão pública e da oferta privada, não descurando neste âmbito o papel das organizações privadas não lucrativas, que constituem o recentemente reconhecido Terceiro Setor.
Nuno Serra nasceu na Guarda, em 1968. Mestre em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é aluno do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, encontrando-se a preparar uma dissertação sobre financeirização, semiperiferia e políticas de habitação em Portugal. Técnico Superior Principal na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desenvolve trabalho nas áreas do Desenvolvimento Comunitário e Ação Social.
É autor e coautor, entre outras, das seguintes publicações: “Estado, Território e Estratégias de Habitação”; “Imigrantes em Portugal: Economia, Pessoas, Qualificações e Territórios”; “Não acredite em tudo o que pensa – Mitos do senso comum na era da austeridade”; “A crise, a troika e as alternativas urgentes” e “Estado Social: De todos para todos”. Escreve regularmente no blogue de economia política “Ladrões de Bicicletas”.
Esta iniciativa é de entrada livre.
Fonte: GECI da CM de Loulé