Vila Real Sto. António entrega prémio literário no valor de 10 mil euros

0
174
Premio Literario VRSA 1

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entregou, esta segunda-feira, dia 22 de maio, o «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», no valor de 10 mil euros, com o objetivo de promover a investigação e a literatura sobre história no nosso país.

Marco Sousa Santos, autor da obra «Contributos para a História da Escravatura no Algarve durante a Época Moderna (1444-1773)», foi o grande vencedor da segunda edição do prémio, tendo em consideração o mérito historiográfico revelado.

O júri deliberou ainda atribuir menções honrosas às obras «Ferragudo: uma economia local no Algarve de setecentos», de David Eduardo Vicente Roque e «A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido. A informação em habilitações e provimentos (séc. XVIII)», de Nelson Vaquinhas.

Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da academia algarvia ao ilustre vila-realense António Rosa Mendes, falecido em 2013, destinou-se a galardoar o melhor ensaio histórico inédito na modalidade, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

Do painel de jurados fizeram parte os seguintes elementos: Professores Doutores Joaquim Romero Magalhães (Universidade de Coimbra), José Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa), José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve), Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve) e Arquiteto José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este concurso, inédito no país, honra o nome e o legado de António Rosa Mendes e faz do município uma referência nacional ao nível do impulsionamento da cultura e da investigação histórica».

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta segunda-feira, nos Paços do Concelho de VRSA, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes; da vice-presidente da autarquia, Conceição Cabrita; do presidente da Assembleia Municipal de VRSA e membro do júri, José Carlos Barros; da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Livramento; e do vice-reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.

Sobre António Rosa Mendes

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, social e política.Premio Literario VRSA 1Premio Literario VRSA 2Premio Literario VRSA 3Premio Literario VRSA 4Fonte: GCSP do Mun de VRSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.