Silves | Mercado Fora D’Horas regressa nos meses de verão

0
212
Mercado Fora Horas Silves

O Mercado Municipal de Silves volta a ser palco da iniciativa Mercado Fora d’Horas nos dias 7 de junho, 5 de julho e a 9 de agosto.

O evento, que alia tradições alimentares, cultura local e produtos de proximidade, é promovido pela Junta de Freguesia de Silves, com a coordenação de Alexandra Santos, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Serão, assim, três noites dedicadas a diversos sentidos: o olfato, a audição e a visão, num evento gastronómico sobre cultura local e que conta com algumas novidades, entre as quais a realização das seguintes noites temáticas:

» 7.junho: Os Cheiros (dedicado às ervas aromáticas e temperos)

» 5.julho: Os Sons (dedicado a histórias sobre comida)

» 9.agosto: A Visão (dedicado à apresentação da comida, como podemos interpretar comida visualmente).

Relembramos que o Mercado Municipal de Silves teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade e o mercado. A proposta programática do Mercado Fora d’Horas centra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática. No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.

O evento teve como origem o projeto de design comunitário, Consumirlocal, que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura – UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.

O evento decorrerá entre as 19h00 e as 24h00 e tem entrada livre.Mercado Fora Horas SilvesFonte: GIRP do Mun de Silves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui