Lagos | Palestra Ver, Desenhar, Conhecer com o ilustrador João Simões

0
185
Joao Simoes

O Centro Ciência Viva de Lagos apresenta mais um 6as Com Ciência, dia 9 de junho, seita-feira, às 18h30, desta vez uma conversa com ilustrador João Simões, autor da exposição de ilustrações Portugal Selvagem.

Na conversa Ver, Desenhar, Conhecer vai-se falar e ouvir do que é desenhar para este autor. Muitas vezes, devido à falta de treino, desenhamos o que sabemos – vemos de olhos fechados. Vemos o que já sabemos, e porque sabemos, deixamos de ver. Para desenhar precisamos de ver. Ver verdadeiramente. Não basta olhar. É por isso que muitas pessoas, ao desenharem a figura humana de perfil, desenham o olho de frente. Já sabem como é um olho e nem se dão ao trabalho de verem – verem verdadeiramente.
Para João Simões, é como se só conhecesse realmente algo depois de o desenhar. O desenho obriga-o a ver, depois desenhar e assim conhecer.
Também falará da ilustração científica, da sua história em Portugal e de técnicas artísticas, pois foi a ilustração científica que mudou a maneira como passou a abordar o desenho.
Na parte da manhã, o ilustrador estará com os alunos da Escola Secundária Júlio Dantas para conversar e demonstrar algumas das técnicas que utiliza.
E claro, falará da exposição “Portugal Selvagem”, patente no Centro Ciência Viva de Lagos de 11 de Abril.
O porquê de representar animais de Portugal, das técnicas que usou, o tempo que demorou e de projetos futuros.

Breve Biografia de João Simões

É Designer e Ilustrador, tendo estudado Robótica no Instituto Superior Técnico. Estudou igualmente História de Arte e Desenho com Modelo na Sociedade Nacional de Belas Artes, Ilustração Científica na Faculdade de Ciências e Ilustração Científica no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.
Embora desenhando desde sempre, foi no curso de ilustração científica que descobriu a sua técnica preferida – o scratchboard. Esta técnica permite representar com detalhe o seu tema favorito – o mundo animal. É um trabalho moroso e de paciência que cada ilustração, dependendo do detalhe e tamanho, pode demorar meses a concluir. Também usa outras técnicas como o guache, a aguarela, o aerógrafo e a pintura digital.
Gosta de dar passeios pela natureza, ver as aves, o mar, encontrando sempre algo de novo para ver, desenhar e conhecer.Joao SimoesLogo Centro Ciencia Viva LagosFonte: Centro Ciência Viva de Lagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.