GNR: Apreensão do equivalente a 8,4 milhões de cigarros em folha de tabaco

0
318
GNR Unid Acao fiscal

A Unidade de Ação Fiscal e a Direção de Serviços Antifraude da Alfandega detiveram, nos dias 21, 27 e 28 de junho, 19 pessoas, e apreenderam, em todo o território nacional, no decorrer de uma operação que envolveu 111 buscas.

A operação foi o culminar de uma investigação, realizada no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, durante o último ano, relativa a crimes de associação criminosa, introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude qualificada e branqueamento de capitais.

Envolvendo 87 mandados de busca domiciliárias e 24 não domiciliárias, permitiu deter 19 pessoas, com idades entre os 26 e os 61 anos, e apreender:

  • O equivalente a 8,4 milhões de cigarros em folha de tabaco e tabaco de enrolar;
  • 29 592 cigarros;
  • Mais de 200 mil euros em numerário;
  • 25 armas (armas de fogo de diversos calibres, bastões extensíveis, facas tipo borboleta, matracas);
  • 621 munições de calibre de guerra;
  • 144 computadores portáteis, CPU e telemóveis;
  • 31 veículos utilizados para a prática do crime;
  • 432 máquinas industriais e artesanais de triturar tabaco em folha, de entubar cigarros e diversos acessórios utilizados para tal prática.

Os suspeitos foram ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, tendo três ficado em prisão preventiva e outros três em prisão domiciliária.

Os suspeitos constituíam uma rede que se dedicava à aquisição massiva de tabaco em folha, oriunda de vários países, com vista à sua posterior transformação em armazéns e residências que funcionavam como verdadeiras fábricas artesanais e industriais.

A atividade conduzida de modo ilegal não fazia pagamento dos devidos impostos, tendo sido calculado pela alfândega portuguesa um prejuízo para o Estado, de 23 milhões de euros em impostos indiretos.

A operação teve o apoio dos comandos territoriais de Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, e do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e Setúbal, com um efetivo total de 206 militares, agentes e inspetores.

O material apreendido, estará exposto para recolha de imagem nas instalações do depósito de mercadorias apreendidas (Estrada Militar – Trafaria – https://goo.gl/h26WRk ), a partir das 11:00 horas do dia de hoje.GNR Unid Acao fiscalFonte: GNR-DCRP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui