No concelho de São Brás de Alportel está em curso uma ação intensa de limpeza de bermas e valetas, que integra o Plano de Ação de Prevenção dos incêndios florestais, visando também a proteção das populações e a prevenção de cheias com as primeiras chuvas de outono.
A Câmara Municipal encetou em maio as ações de limpeza de bermas dentro dos núcleos habitacionais nos diversos sítios do Concelho.
A Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão também está, desde junho, a proceder à limpeza de bermas e valetas dentro dos núcleos habitacionais da serra e do barrocal. Um trabalho realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre o município de São Brás de Alportel e aquela associação, no âmbito do Plano Municipal de Proteção Civil.
Dado que a prevenção constitui a melhor arma no combate aos incêndios, constituindo uma prioridade para a autarquia, foi ainda adjudicado o serviço de limpeza de aproximadamente 70 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho. Esta operação que permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do Concelho arrancou no início de junho e estará concluída até meados deste mês de julho.
A par do esforço empenhado pelo município e pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, a autarquia apela à população em geral para que assegure a limpeza dos terrenos, tal como a lei exige, e como é imprescindível para esta missão de prevenção. Com o início do período crítico de incêndios florestais, as ações de sensibilização e de vigilância do incumprimento desta limpeza foram intensificadas pelo município, que adotou algumas medidas, com a colaboração com as entidades e autoridades competentes nestas áreas, parceiros na execução do Plano de Ação de Prevenção.Fonte: GIDI da CM SBA