Assinalou-se a 19 de Julho de 2017, mais uma vez, o Dia da Ilha da Culatra. Nesta data, inesquecível para todos os Culatrenses e Farenses, recorda-se o ano de 1987 quando, numa atitude até então inédita, os populares se uniram e vetaram as eleições legislativas, como forma de protesto e de reivindicação por melhores condições de vida.
A partir daqui a Culatra ganhou força e granjeou o respeito de todos. A comunidade amadureceu e não mais deixou de lutar e tem sido desta forma que tem alcançado progressos, comemorando-se em 2017 o seu 30º aniversário.
Neste dia de aniversário da Culatra, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu neste mesmo dia, ao ato de assinatura do contrato para adoção de pradaria marinha da Culatra, entre o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e Associação de Moradores da Ilha da Culatra.
A convite desta Associação, Ana Paula Vitorino foi a “madrinha” da pradaria marinha do Recovo/Ilha da Culatra. A cerimónia teve lugar ao final da tarde, princípio da noite, na Culatra, aonde também se comemorou o Dia da Ilha.