A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados nas ilhas de Samos e Kastellorizo, na Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), resgatou no dia 27 de julho, 133 migrantes no mar Egeu, durante ações de patrulhamento marítimo.
A Sul de Pitagorio – Samos foram regatadas 46 pessoas (21 crianças, 11 mulheres e 14 homens), tendo na parte este da mesma ilha sido resgatadas mais 52 pessoas (24 crianças, 11 mulheres e 17 homens).
Na ilha de Ro, junto à ilha de Kastellorizo, foram resgatadas 35 pessoas (17 crianças, 11 mulheres e sete homens), as quais se encontravam em rochas, local para onde nadaram após a embarcação em que seguiam ter naufragado.
Os 133 migrantes foram resgatados para embarcações portuguesas, tendo sido entregues às autoridades helénicas em segurança.
O principal objetivo desta operação FRONTEX é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.
Em menos de um mês, a força portuguesa destacada em Samos e Kastellorizo já resgatou 297 migrantes.Fonte: GNR-DCRP