O Programa de OTL, implementado pela primeira vez nas férias de Verão de 2017 PELA Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ), permitiu que 59 jovens do concelho pudessem ocupar o seu tempo de férias em atividades promovidas pela autarquia.
As inscrições ultrapassaram largamente as expetativas iniciais, tendo sido reajustado o número de vagas, bem como os serviços envolvidos, tendo ficado ainda oito jovens em lista de espera.
Esta iniciativa decorreu de 26 de junho a 28 de julho, num total de cinco turnos/semanas, tendo os jovens residentes no Concelho de Silves, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, sido integrando-os em alguns serviços do Município, nomeadamente nos Sectores de Juventude, de Desporto, de Educação – Jardim de Infância Nº 1 e Nº 2 de Silves –, Quinta Pedagógica de Silves e Sector de Arqueologia – Oficina de Conservação e Restauro. Todos cumpriram os horários, as tarefas e normas estipuladas, por forma a receberem a bolsa semanal de 50€, sob a forma de vale de compras no Algarve Shopping e na loja FNAC.
A colocação dos participantes foi determinada pelos resultados de uma entrevista de seleção, que permitiu aferir os seus perfil e interesses e a sua motivação foi mantida ao longo de todo o programa, que envolveu 11 técnicos acompanhantes, quatro setores e duas divisões da autarquia, todos eles igualmente empenhados em proporcionar a estes jovens uma experiência única e enriquecedora.
O programa foi supervisionado pelo Sector da Juventude e procurou proporcionar uma alternativa na ocupação saudável de tempos livres, procurando motivar os envolvidos para o apoio à comunidade e para uma participação social, ativa, responsável e consciente.Fonte: GIRP do Mun Silves