A APEXA, Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, com o apoio do Lidl Portugal, apresentou hoje, dia 11 de agosto 2017, o Projeto AGITAR 2.0, um programa de formação dirigido a pessoas com necessidades especiais, que tem como objetivo a sua integração na vida social e profissional.
O projeto, que agora se materializa, resulta da campanha Promoção do Bem criada pelo Lidl Portugal, que mobilizou uma vez mais a sociedade civil em torno de um projeto solidário, mostrando que é possível ajudar deixando todos a ganhar: os clientes Lidl, porque beneficiam dos melhores preços e as instituições de solidariedade social, concretizando os seus projetos através do apoio financeiro, alimentar e não-alimentar disponibilizado ao longo de todo o ano pelo Lidl Portugal.
Com início a partir de 5 de setembro, o Projeto AGITAR 2.0 vai formar 30 pessoas com necessidades especiais de modo a que estas se tornem formadoras de crianças, jovens e adultos em escolas, empresas e outras entidades. Após a conclusão da formação, todos os formandos podem integrar a Bolsa de Formadores do Bem que continuará a reunir-se semanalmente com o propósito de produzir conteúdos e divulgar junto das empresas a sua oferta formativa.
Dos 30 formandos, a APEXA selecionará cinco para frequentarem um curso que atribuirá o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), que será ministrado nas instalações da APEXA.
A cerimónia de apresentação deste projeto deu a conhecer também as infraestruturas que são a nova morada do AGITAR, que incluem uma moderna sala de formação – equipada com seis computadores para os formandos – , uma zona de estudo, uma sala polivalente, um gabinete pedagógico para consultas e um estúdio para a produção de conteúdos multimédia.
Segundo Nuno Neto, Presidente da APEXA, “Com a ajuda do LIDL, podemos continuar a promover a inclusão da pessoa com deficiência no Algarve, através da criação desta bolsa de formadores para que os nossos utentes possam ser, eles próprios, formadores nas várias ações de sensibilização escolar e empresarial. No fundo estamos a criar novas oportunidades de emprego para jovens e adultos com necessidades especiais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”.
De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl, “Os objetivos a que o Lidl se propôs na criação da campanha Promoção do Bem foram plenamente cumpridos. Conseguimos sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para a solidariedade através de uma mecânica diferenciada. O contributo financeiro aliado ao apoio material que estamos a prestar ao longo deste ano às cinco IPSS selecionadas, nomeadamente à APEXA, contribui para o bem-estar e a concretização de projetos que melhoram a vida de milhares de pessoas”.Fonte: Apexa