Reportagem Vídeo: Vá-de-Viró em Estoi

0
509

O grupo “Vá-de-Viró” é atualmente constituído por 10 elementos: André Lopes, Anibal MadeiraJorge SemiaoAdriano St Aubyn, Paulo GirãoPaulo Cunha, Gonçalo Pescada, Cláudia MatiasPatrícia Neto MartinsIgor Arrais. De acordo com a sua página no Facebook, que transcrevemos com a devida vênia, têm em comum o grande gosto pela música de raiz popular e vivência tradicional e étnica. Foi fundado em Abril de 1992 por sugestão de um grupo de alunos do Conservatório Regional do Algarve.

Ensaia atualmente na sede da Associação Cultural Música XXI, em Faro, da qual é grupo associado. Realizou vários concertos em Portugal, bem como no Canadá, Alemanha e Espanha. Gravou um CD “Escale au Portugal” em Agosto de 1994 para a editora francesa PlayaSound, o qual continua a ser vendido em quase todo o mundo e mereceu críticas positivas da parte da imprensa especializada. Já vai com 4 CD´s editados.

É um grupo maioritária e essencialmente acústico, ligando instrumentos ditos clássicos com instrumentos de raiz tradicional. Entre os seus principais objetivos estão a criação e a divulgação da atual música composta sobre influência e inspiração étnica. Aposta também na ligação entre diferentes gerações através de uma linguagem comum – a música de qualidade.

Significado do termo “Vá-de-Viró”. Frase com que se dá ordem para fazer virar o barco (in Gonçalves, Eduardo Brazão – Dicionário de termos algarvios) ou, expressão usada pelos pescadores algarvios para fazerem parar o barco quando está a varar (in Simões, Guilherme Augusto – Dicionário de Expressões Populares Portuguesas).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.