Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Silves é Ativado como Medida de Prevenção

0
159
Protecao Civil Silves

Na sequência da ativação por parte do Governo do Estado de Calamidade Pública, com efeitos preventivos, foi igualmente ativado o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil. Consequentemente, está também ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Silves.

Assim, reunir-se-á extraordinariamente a Comissão Restrita de Proteção Civil Municipal às 17h30, no Edifício dos Paços do Concelho. A Comissão Municipal de Proteção Civil de Silves alargada também se reunirá na Fissul, às 20h00.

Recorde-se que a ativação deste Estado de Calamidade Pública vai abranger, para além do Algarve, regiões Cento e Norte e o distrito de Beja e tem efeitos preventivos, visando precaver o surgimento de mais incêndios, num período em que são expectáveis temperaturas muito altas, já que é possível que os termómetros subam aos 40 graus, sobretudo nas zonas do interior.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cinco distritos do continente e a Madeira em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente. O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Assim sendo, solicita-se à população que, face a estas previsões e efeitos expetáveis, cumpra os avisos que possam ser transmitidos pelas autoridades, para evitar a possibilidade de risco de incêndio, tomando as seguintes MEDIDAS PREVENTIVAS, recomendadas pela Autoridade Nacional para a proteção Civil (ANPC). Não é permitido (a):

  • Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

  • Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
  • A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.Protecao Civil SilvesFonte: GIRP do Mun Silves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui