Em Portugal, quanto maior é a escolaridade dos pais, maior é o rendimento dos filhos. O aumento da escolaridade foi fundamental para garantir mais oportunidades para todos. Houve enormes progressos na educação da geração nascida em meados do século passado, para a dos filhos de Abril.
Apesar disso, hoje, apenas 46 em cada 100 portugueses completou o ensino secundário. Um estudo inédito da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que será apresentado durante o próximo Fronteiras XXI, revela que mais de metade da população portuguesa ainda tem uma profissão equivalente à dos pais.
Mas, afinal de contas, que oportunidades temos de subir na vida? Estudar é a principal garantia para um futuro melhor? Quanto ganham a mais as pessoas com ensino superior? O apelido ainda conta para conseguir um bom emprego?
A mobilidade social dará mote ao próximo programa do Fronteiras XXI, o debate mensal, moderado pelo jornalista Carlos Daniel, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. A partir das 22h00 do dia 6 de Setembro, quarta-feira, estarão na RTP3 a Presidente da Fundação Champalimaud e ex-ministra da saúde, Leonor Beleza, o Fundador da Academia do Johnson, Johnson Semedo, que tem dedicado a sua vida à prevenção da delinquência infantil na Cova da Moura e a economista Susana Peralta, coordenadora da área de Economia da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
FRONTEIRASXXI
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia seleccionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, o programa mensal da RTP3, moderado por Carlos Daniel, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. www.fronteirasxxi.ptFonte: JLM