XIV Feira Medieval de Silves teve cerca de 150 mil visitantes

0
132
Feira Medieval Silves

Apurados os números relativos aos visitantes da XIV Feira Medieval de Silves, conclui-se que foram ultrapassadas as expetativas para o evento, tendo-se atingido os 154 mil visitantes, número superior aos dos anos anteriores.

«Estamos muito satisfeitos por termos, mais uma vez, trazido centenas de milhares de visitantes à nossa cidade, em dez dias de animação que são de grande importância, não apenas para a promoção do nosso território, enquanto espaço onde o património tem grande importância, mas também em termos económico-financeiros, já que o comércio local beneficia grandemente com a organização desta festa», salienta Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, a propósito do balanço que se faz da XIV Feira Medieval de Silves.

Cento e noventa expositores, mostrando diversos materiais e gastronomia, enceram as ruas da cidade, nomeadamente o seu centro histórico e a Praça Al-Muthamid, que de há dois anos a esta parte integra o perímetro da Feira e que, ao longo desta edição registou uma excelente afluência de público e contou com um importante reforço nos espetáculos de animação. Aliás, a opinião dos expositores foi bastante positiva relativamente a aspetos como a organização do perímetro, decoração e a animação.

Pelo segundo ano consecutivo o cortejo que abriu diariamente a Feira contou com a participação de todos os grupos de animação (teatro, música, dança, acampamentos, torneio medieval, animação de rua), convidados, voluntários e participantes na Experiência Medieval, procurando evidenciar as personagens principais relacionadas com o tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”. O cortejo contou em média com uma participação de 110 integrantes.

Nesta edição de 2017 foi feito um reforço considerável no número de grupos de animação (27), que permitiu a realização de mais de 60 atuações diárias, tendo-se ultrapassado as 600 apresentações nos dez dias em que decorreu o evento, excluindo as duas sessões de torneio medieval e o espetáculo no Castelo.

No que toca ao torneio, o mesmo esgotou em quase todas as sessões, o que demonstra o interesse dos visitantes do evento por esta animação em particular.

Grande sucesso foi o espetáculo criado para esta edição da Feira Medieval de Silves e levado a cena todas as noites no Castelo. Ligado ao tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”, nele foram retratados, através do fogo e da dança, alguns dos episódios mais marcantes da vida do Poeta e Governante. A lotação esgotou todas as noites, tendo os espectadores manifestado o seu apreço pela encenação e pelo trabalho de todos os participantes.

No que à decoração diz respeito, existiu uma inovação, já que pela primeira vez os motivos presentes em bandeiras e festões foram padrões iconográficos inspirados em artefactos arqueológicos encontrados no nosso território, o que valorizou a imagem do evento, apostando na sua diferenciação relativamente a outros eventos de recriação histórica.

À semelhança de anos anteriores, a experiência medieval constituiu um dos atrativos do evento, este ano com o banquete a realizar-se no Castelo de Silves, local com animação residente constituída por um acampamento com atividades e ofícios da época, combates e animais exóticos, bem como o já mencionado. Os participantes manifestaram satisfação pela forma como foram acolhidos e o seu agrado por esta forma única de participarem no evento, que lhes permitiu, trajados à época, poderem participar no cortejo, no torneio medieval, no banquete e no espetáculo no Castelo.

Outro dos espaços emblemáticos da Feira Medieval de Silves, o Xilb dos Pequenos, espaço dedicado aos mais novos, teve a participação de 1081 crianças. Os mais novos puderam participar em jogos tradicionais livres, desenho e pintura, construir mosaico islâmico e olaria, tendo passado momentos muito divertidos e de aprendizagem neste local, situado na Praça Al-Muthamid.

Relativamente à campanha “Reciclagem Feira Medieval”, uma aposta na consolidação desta festa como um ECOEVENTO, campanha essa que consistiu na troca de resíduos por ingressos para feira e/ou espetáculos, podemos registar a participação 133 munícipes, o que representa, grosso modo, uma duplicação do número de participantes, comparativamente às edições de 2015 e 2016. Esta campanha permitiu que meia tonelada de resíduos fossem encaminhados para reciclagem, mais concretamente, 461 kg de resíduos recicláveis, dos quais 266 kg de papel/cartão e 195 kg de plástico/metal. Estes valores representam, igualmente, uma duplicação face aos quantitativos das duas anteriores edições.

Sendo a Feira Medieval de Silves, como já referimos, um Ecoevento, salienta-se que a separação de resíduos efetuada por expositores e participantes traduziu-se no encaminhamento para reciclagem 3,2 toneladas de resíduos seletivos, o que representa um aumento de 36% face a 2016. Foram encaminhados para reciclagem 1,4 toneladas de embalagens, 1,12 toneladas de papel/cartão e 0,68 toneladas de vidro. Em suma, o conjunto das atividades de gestão de resíduos associadas à Feira Medieval de 2017 garantiram o encaminhamento para reciclagem de 3,7 toneladas de resíduos seletivos, o que representa um acréscimo de 48% face a 2016.

«Tendo em consideração todos estes dados, fazemos um balanço bastante positivo deste evento, o que não nos impede, naturalmente, de considerarmos ser importante repensá-lo a cada edição, de modo a que possamos melhorá-lo», afirma Rosa Palma, a propósito. «Não podemos deixar de agradecer a todos quantos se envolveram e empenharam, mais uma vez ou pela primeira vez, no trabalho de planeamento, preparação e execução deste evento, pois o esforço de todos é a garantia do seu sucesso», salienta a autarca, deixando «um muito obrigada a funcionários, voluntários, residentes, expositores, associações, coletividades, clubes, comerciantes locais, grupos de animação, patrocinadores, parceiros, instituições, imprensa e visitantes».

Relembramos que a XIV FEIRA MEDIEVAL DE SILVES decorreu de 11 a 20 de agosto de 2017, no centro histórico desta cidade, sendo organizada pela Câmara Municipal de Silves.

Patrocinadores: Zoomarine, Amendoeira Golf Resort, Região de Turismo do Algarve, Delta, Algar Experience

Media partners: Sul Informação e Rua FM

A Feira Medieval de Silves é um ECOevento, certificado pela Algar.Feira Medieval SilvesFonte: GIRP do Mun Silves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui