Rubricas regulares da Biblioteca de Silves regressam no mês de setembro

0
18576
Biblioteca Silves Setembro

A Biblioteca Municipal de Silves (BMS) tem diversas atividades programadas para o mês de setembro, que se destinam a jovens, adultos e seniores.

Logo no dia 4 de setembro regressou a rubrica “A ciência não tem idade”, que abordou o tema “Cosmética natural”. Destinada a seniores, decorreu entre as 14h30 e as 16h30.

O “Clube de Leitura” também regressa a 25 de setembro, proporcionando a discussão, entre os participantes da obra “Jerusalém”, do escritor moçambicano Mia Couto. O Clube reunir-se-á entre as 18h30 e as 20h00 e os participantes deverão inscrever-se previamente.

Outra das rubricas que está de volta é a “Tecendo leituras”, que no dia 29 de setembro, pelas 14h30, voltará a unir o público sénior em volta das leituras e das suas análises.

Também no dia 29 de setembro no próximo dia 29 de setembro, pelas 10h30, terá lugar neste espaço uma conferência comemorativa do Dia Mundial do Mar. Adelino Canário (professor da Universidade do Algarve na área científica das Ciências do Mar) e João Neves (biólogo do Zoomarine) são os oradores desta iniciativa.

Finalmente e até ao dia 30 de setembro (com inauguração prevista para o dia 8, às 16h00), estará, também, patente ao público, a exposição “Homenagem ao mestre Samora Barros” por Maria Ana Dores Cabrita. Esta mostra, organizada no âmbito da rubrica “Talentos na Comunidade”, dará a conhecer a figura deste importante pintor algarvio, que foi diretor e professor da Escola Industrial e Comercial de Silves, cidade onde viveu longos anos.

+ info. Biblioteca Municipal de Silves | 282 440 899 | [email protected]

SOBRE MARIA ANA DORES CABRITA:

Natural e residente em Silves, Iniciou a sua atividade letiva como professora do ensino técnico, em 1959/60 na disciplina de Desenho. Posteriormente no ensino Básico, nas disciplinas de Trabalhos Manuais e Educação Visual e Tecnológica.

Membro da Direção das Escolas do Ensino Básico de Albufeira e de Lagoa.

Aposentou-se no ano de 1996 na Escola Básica de Silves.

Foi aluna de desenho do pintor José Ricardo Júdice Samora Barros, na Escola Comercial e Industrial de Silves.

Foi também aluna particular do referido pintor, tendo sido seu modelo (ver fotografia do quadro que esta na biografia), onde aprendeu várias técnicas de pintura.

Esteve inscrita no Instituto de Cultura de Portimão e, atualmente é associada da ASAP (Associação Sénior e Autodidática de Portimão), fazendo parte dos seus corpos gerentes.

Na ASAP tem frequentado algumas aulas de Pintura e de História da Arte.

Participa em exposições coletivas de pintura, em Portimão, no Edifício antigo Mercado Municipal (1998), na Junta de Freguesia (2008), e na Casa Manuel Teixeira Gomes (2014), estas duas ultimas organizadas pela ASAP.

Dedica-se à recriação de composições decorativas de estilizações, utilizando elementos da fauna, da flora e outros, alusivos ao Algarve. Participa na criação de um estilo artístico adquirido nas aulas das alunas do Professor Samora Barros, sendo que os elementos estilizados destas composições, podem ter aplicações em tapeçarias e azulejo.

Tendo em atenção os fortes laços de amizade que manteve com o pintor Samora Barros, do qual recolheu proveitosos ensinamentos, entende que esta exposição, deve constituir uma singela homenagem a este pintor, que foi diretor e professor da Escola Industrial e Comercial de Silves, onde tinha residência.

Nestas condições, tendo em atenção a dedicação e o gosto que, desde a infância, mantém pela pintura, a qual constitui uma componente da sua vida, aí esta a razão desta exposição “Percursos Estéticos de uma Vida”Biblioteca Silves SetembroFonte: GIRP do Mun Silves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui