O anúncio foi feito esta tarde em Lisboa pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e pela secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
A Hemeroteca Digital do Algarve (HDA) foi candidatada ao Orçamento Participativo Portugal (OPP) pelo cidadão Luís Manuel Mendes Guerreiro e propõe criar uma plataforma digital que disponibilizará todos os jornais e revistas produzidos no Algarve, de 1833 até aos nossos dias, em formato digital e de fácil consulta pública. Foi o projecto algarvio mais votado tendo arrecadado 703 votos. Ficou em sétimo entre os da área da cultura e em décimo primeiro no global.
A HDA é um dos últimos projectos de Luís Guerreiro, ex-presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, falecido há precisamente um mês.
Gabriel Guerreiro Gonçalves, presidente interino daquela instituição esteve no Pavilhão do Conhecimento e recebeu a notícia com grande entusiasmo: “O resultado desta votação representa a concretização de uma das últimas vontades de Luís Guerreiro. Por outro lado, representa também o interesse do próprio projecto e o despertar da população para uma área da cultura que tem sido esquecida, a da imprensa. A Hemeroteca vai dar a conhecer a história e a evolução da imprensa no Algarve ao longo de praticamente dois séculos, o que é de toda a relevância para a cultura do país.”
Caberá agora à Direcção Regional de Cultura do Algarve alavancar a concretização do sonho do ex-presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, orçado em 200 mil euros.
Na área da cultura assinala-se somente um outro projecto no Algarve, o da Festa da Nossa Senhora dos Navegantes (Ilha da Culatra). Outros três passaram no OPP, mas no âmbito da ciência e da educação, tendo colhido 884 votos no seu conjunto.
A execução dos 38 projetos vencedores contará com três milhões de euros, cabimentados na primeira edição do OPP. A votação online nos 601 projectos de âmbito regional e nacional decorreu entre os dias 7 de Junho e 10 de Setembro. Reuniu perto de 80 mil votos.Fonte: Fundação MVG