Jornalistas dos EUA, Canadá e Reino Unido provam Vinhos do Algarve. No âmbito de uma visita alargada a Portugal de vários jornalistas da FIJEV-Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinho, o Algarve foi a região escolhida por três deles oriundos dos EUA, Canadá e Reino Unido, para uma visita alargada de 3 dias à região.
A CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, durante os dias 4, 5 e 6 de outubro, recebeu a visita de três jornalistas e críticos de vinho, representando as conceituadas organizações Circle of Wine Writers (UK), Society of Wine Educators (EUA) e Vins & Vignobles (Canadá). Apesar de conhecerem alguns vinhos e regiões do país, foi a primeira vez que visitaram o Algarve e mostraram-se satisfeitos e surpreendidos com a recente recuperação do setor vinícola na região e com a qualidade geral apresentada.
A visita compreendeu um tour guiado pela CVA por vários produtores, cabendo a cada adega visitada a seleção dos vinhos e a informação técnica prestada sobre os mesmos. A CVA iniciou a visita com uma apresentação geral do setor, da produção e dos produtores certificados existentes na região. Os locais visitados foram a Quinta da Tôr (Loulé), Quinta do Francês (Silves), Convento do Paraíso (Silves) e Quinta dos Vales (Lagoa), terminando a visita com uma prova alargada de outros produtores no restaurante/garrafeira Veneza em Paderne, onde se deu a provar um dos vinhos monocasta tinto de Negra Mole, a casta mais típica do Algarve e única (com capacidade produtiva) no país e no Mundo.
Algarve marca presença na VINIPAX em Beja
A par desta visita dos jornalistas especializados à região, os Vinhos do Algarve deram-se a conhecer através de um stand de provas no certame Vinipax – integrado no evento Rural Beja – que decorreu em Beja de 5 a 8 de outubro, e no qual foi possível provar algumas novidades como o Clarete e o Palhete, ambos do recente projeto Morgado do Quintão. Estes dois vinhos procuram recuperar os conceitos antigos dos Claretes – vinhos ligeiros na cor e álcool e leves no paladar – e os Palhetes – ainda mais ligeiros e que resultavam da curtimenta de uvas brancas e tintas, originando um vinho mais aberto e de cor rosada, designados por Palhetes.
Para o presidente da CVA – Carlos Gracias – “a participação na Vinipax faz parte da estratégia de divulgação dos Vinhos do Algarve, sobretudo num certame tão próximo da região e com tradição na presença de importantes regiões e produtores nacionais e cada vez mais também internacionais.” Carlos Gracias refere algum desalento em este ano não haver a habitual competição de vinhos, pois “sempre seria mais uma oportunidade de afirmação da crescente qualidade dos Vinhos do Algarve, submetidos à prova cega dos especialistas internacionais.”
Um dos produtores algarvios a visitar o stand foi Luís Cabrita da Quinta da Malaca considerando “muito relevante a presença de um stand de divulgação dos Vinhos do Algarve em Beja, pois para além da promoção junto de uma importante região consumidora como o Alentejo, ela não se esgota somente neste território pois são muitas as pessoas de fora que se deslocam à Vinipax para conhecer os vinhos e é ótimo o Algarve cá estar representado.”
Aproveitando a presença deste produtor, perguntamos como é que correu a colheita este ano e as perspetivas de produção, destacando Luís Cabrita que “correu tudo muito bem durante a vindima com a uva a apresentar-se muito sadia, pelo que antevê uma produção de excelente qualidade para 2017”. Em relação à quantidade refere que “ela será maior nos brancos devido ao aumento da área de vinha em 3ha para as castas Crato Branco e Sauvignon Blanc para satisfazer a procura de vinhos frescos na região”.
A promoção dos Vinhos do Algarve continua a sua ação fora de portas já a partir do próximo dia 20 a 22 de outubro, no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno em Lisboa, também com stand próprio.Fonte: CVA