Organizado pela Sociedade Filarmónica Silvense, terá lugar no próximo dia 22 de outubro, domingo, pelas 16h30, no Teatro Gregório Mascarenhas, o XVIII Encontro de Coros de Silves. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense, o Orfeão de Portalegre e o Vox Albuhera são os grupos que participarão nesta edição.
O telefone 282 445 372 e o email [email protected] são os contactos da Sociedade Filarmónica Silvense para o fornecimento de informações adicionais sobre o encontro.
Mais sobre os grupos:
Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense
O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense foi fundado em outubro de 1998. A primeira atuação teve lugar no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia 23 de dezembro do referido ano, na festa de Natal da coletividade e, desde então, tem participado em encontros de grupos corais por todo o país.
É formado por pessoas de várias faixas etárias e das mais variadas profissões e tem um repertório variado, donde constam peças em várias línguas e estilos. Canta habitualmente “À Capela”, mas em algumas peças faz-se acompanhar de instrumentos musicais tais como o Piano e Jambé.
Atualmente é dirigido pela Maestrina Vera Batista.
Orfeão de Portalegre
Fundado em 7 de Fevereiro de 1980, por iniciativa do Professor Joaquim Augusto de Brito Vintém, o Orfeão de Portalegre fez a sua primeira apresentação pública no dia 23 de Maio do citado ano, num concerto realizado no convento de Santa Clara, integrado nas Comemorações do Feriado Municipal.
Associação já com 31 anos de intensa atividade o orfeão é composto por cerca de 40 elementos das mais variadas profissões e idades, na sua maioria sem qualquer formação musical, que comungam o mesmo gosto pela música e pelo canto, enriquecendo a sua sensibilidade musical e contribuindo para o enriquecimento cultural de Portalegre e da região do Alto Alentejo.
Vox Albuhera do Conservatório de Albufeira
O Conservatório de Albufeira é uma Associação sem fins lucrativos e de interesse público, fundada em 30 de julho de 1996. Iniciou a sua atividade pedagógica em 1996 com a abertura das Escolas de Música e Dança de Albufeira e possui autorização definitiva de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação, estando autorizado a lecionar vários cursos na área da Música. Também possui paralelismo pedagógico para os cursos básicos concedidos pelo Ministério da Educação, com o qual tem assinado contrato de patrocínio. Fonte: GIRP do Mun Silves