Realizou-se na passada terça-feira, 16 de outubro, no Centro Autárquico de Quarteira, a primeira sessão pública de apresentação do projeto Quarteira EcoLab, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé decorrente da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC de Loulé), e enquadrada numa candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, tendo em vista a implementação de um Laboratório Vivo para a Descarbonização nesta cidade.
O Quarteira EcoLab tem como objetivo promover a descarbonização de uma área delimitada na cidade de Quarteira, através da implantação de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, promovam a mobilidade sustentável e a utilização mais eficiente de recursos, contribuindo assim para criar um contexto urbano mais inovador, sustentável e inclusivo, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
O Município de Loulé – um dos 12 do país escolhidos para desenvolver este projeto – definiu como área de intervenção para o Quarteira EcoLab a extensão urbana localizada entre a rotunda do Polvo da Avenida Doutor Carlos Mota Pinto e a rotunda do Terminal Rodoviário da Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro. É aí que serão integradas soluções nos domínios dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, entre outros, numa lógica de interação entre o Município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos. Pretende afirmar-se como um ambiente de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado.
Esta sessão de apresentação, que contou com a participação de perto de meia centena de munícipes, foi realizada com o objetivo de dar a conhecer o projeto e os desafios do Quarteira EcoLab à comunidade, assim como promover o envolvimento e participação da população no mesmo. Esta foi ainda uma oportunidade para recolha de contributos já que os participantes puderam deixar as suas sugestões e ideias para o projeto.
No entanto, a Autarquia pretende que todos os interessados possam acompanhar e participar neste processo, nomeadamente moradores, comerciantes, visitantes e demais utilizadores daquele espaço. Assim, como forma de caracterizar a situação de referência do Quarteira EcoLab, a Câmara Municipal de Loulé concebeu dois questionários (um dirigido à população em geral e outro aos comerciantes), através dos quais se pretende ficar a conhecer melhor os hábitos e a opinião de quem reside, trabalha, estuda ou visita o espaço urbano do Quarteira EcoLab, no que se refere às temáticas da mobilidade, energia e ambiente.
Os questionários podem ser respondidos em papel, na Junta de Freguesia de Quarteira, ou online, através dos links https://goo.gl/ix7gtF (para quem reside, trabalha ou estuda na área do Quarteira EcoLab) ou https://goo.gl/21ytah (para quem tem um estabelecimento de comércio ou serviços na área do Quarteira EcoLab). Para responder às perguntas sobre o consumo de eletricidade, água e gás, é necessário que os munícipes tenham consigo a sua fatura anual ou as faturas que incluam a primeira quinzena dos meses de janeiro, abril e agosto.
É possível ainda enviar ideias e sugestões para [email protected]
A Câmara Municipal de Loulé apela a que todos testem as soluções implementadas e se mantenham ativos na mudança de comportamentos.
Fonte: GC da CM Loulé