É apresentado a 3 de novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o livro “Vingança”, de Miguel Madeira, em mais uma sessão de “Livros Aberto”.
“Vingança” relata a história do inspetor Ângelo Simões que após um casamento falhado em França e a morte do pai, associado à condição de filho único, ditam a necessidade de regressar a Portugal, e de abandonar uma carreira internacional promissora na Interpol, para que pudesse apoiar a sua mãe. Coincidentemente ocorre nessa mesma altura a aposentação do inspetor Pedro Mesquita, investigador principal da Diretoria da Polícia Judiciária de Faro, o que lhe oferece a oportunidade de ser colocado próximo da sua casa, na cidade de Loulé. Concorre à vaga e é escolhido, mas passado pouco tempo arrepende-se da decisão tomada. A tipologia da criminalidade da região algarvia afasta-o do trabalho de campo e empurra-o para a formação e para o trabalho administrativo. O que é contrário à sua natureza.
Mas tudo muda quando decorridos cerca de dois anos sobre o seu regresso, numa sexta-feira, pela manhã, o mesmo liga a televisão e o noticiário dá conta do desaparecimento do aposentado inspetor Pedro Mesquita, após este ter ido pescar sozinho no seu barco, e logo depois recebe um telefonema de serviço a dar-lhe conta de uma jovem encontrada morta no interior da Igreja Matriz, e lhe pedem que se desloque ao local. Responsável pela investigação de ambos os casos, que à partida se julgavam perfeitamente distintos, o inspetor Ângelo Simões percebe após algumas diligências da existência de pontos em comum. E tudo se adensa ainda mais quando a principal suspeita dos crimes é uma pessoa dada como morta e cuja cerimónia fúnebre tinha decorrido, anos antes, na cidade de Loulé…
Miguel Angel Lopes Madeira nasceu em Caracas, Venezuela, a 1 de outubro de 1966. Aos sete anos vem residir para Loulé, onde estuda até completar o ensino secundário e aos dezoito anos começa a trabalhar. Do seu percurso profissional, de assinalar os cargos de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Loulé; Diretor do Centro de Emprego de Loulé; Chefe de Divisão de Atividades Económicas na Câmara Municipal de Loulé; Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve; Professor Convidado da Universidade do Algarve e Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento. Sendo igualmente de salientar a sua ligação ao associativismo local, onde há décadas que continua a desempenhar cargos de dirigente, e a colaboração com a imprensa local, onde desenvolve o seu gosto pela escrita. Com três outros livros publicados, um de crónicas, outro de âmbito técnico (gestão autárquica) e um romance policial, regressa pela segunda vez ao romance.
A obra será apresentada por Marciano Lopes. A entrada é livre.
Fonte: GC da CM Loulé