Bolsas EPIS distinguem escolas e estudantes de todo o País

0
220
BolsaSociaisEPIS

A EPIS – Empresários pela Inclusão Social, atribui prémios a 53 alunos que terminaram o 3.º ciclo e o secundário em 2017 e distingue as boas práticas de cinco entidades e instituições escolares na 7ª edição das Bolsas Sociais.

Os prémios distinguem escolas e outras organizações pelas boas práticas de promoção da inclusão social de crianças e jovens e premeiam o mérito académico. O objectivo é possibilitar o prosseguimento de estudos de alunos de todo o país, no ensino secundário e no ensino pós-secundário.

Este ano, a EPIS distingue alunos em 17 categorias diferentes, com um recorde de participação de 318 candidaturas em escolas públicas de todo o país. O programa de 2017 representa o maior investimento global de sempre de cerca de 75 mil euros, mais 71 por cento que os 43,6 mil euros investidos no último ano.

Ao todo, nos sete anos de Bolsas Sociais a EPIS distinguiu 55 escolas, atribuiu 198 bolsas sociais, premiando 185 alunos – 163 alunos do 9.º ano e 22 jovens do 12.º ano -. A associação apoiou também 11 projetos de promoção da inclusão social, num investimento total de cerca de 268 mil euros, com a participação de 59 investidores sociais.

O programa conta com 17 entidades investidoras:  Banco Santander Totta, BP Portugal, Cofaco Açores, Deloitte, Fertagus, Fundação AGEAS – Agir com coração, Fundação Amélia da Silva de Mello, Fundação Galp Energia, Fundação GlaxoSmithKline, Fundação Oriente, Grupo Generg, Grupo Pestana, Servier, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Soroptimist International Clube Lisboa Caravela, VHumana e Vitacress, e 9 Amigos EPIS.

“O crescimento significativo do programa de bolsas sociais da Associação EPIS ao longo dos últimos anos confirma que este é um instrumento eficaz para canalizar a responsabilidade social e a boa vontade da sociedade civil – empresas, instituições e cidadãos – em favor de jovens de todo o país com elevado potencial académico que, sem este tipo de ajuda, teriam mais dificuldades em ter sucesso numa carreira escolar no ensino secundário ou numa carreira universitária no ensino superior. Ao «fazer a diferença» na vida destes estudantes, a EPIS está a cumprir a sua missão fundacional de promoção da inclusão social dos jovens em Portugal”, comentou o Presidente da Direção, António Vitorino.

A 7.ª edição das Bolsas Sociais EPIS continua a representar um importante crescimento do programa:

  • Nova categoria aberta a pequenos doadores individuais e coletivos;
  • Recorde de 17 investidores sociais e 9 pequenos doadores individuais;
  • Recorde de 17 categorias de atribuição;
  • Recorde de 318 candidaturas recebidas;
  • Recorde de 55 bolsas a atribuir;
  • Recorde de 53 alunos e 2 projetos a premiar;
  • Recorde de investimento social de cerca de 75m€.

Sobre a EPIS

A Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social (www.epis.pt) foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, tendo escolhido a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus programas de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.

A EPIS é, atualmente, o maior parceiro privado do Ministério da Educação e do Governo Regional dos Açores no combate ao insucesso e abandono escolar. Sendo um exemplo de cooperação intersectorial, desde a sua fundação, contou com mais de 416 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em mais de 80 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 33 autarquias parceiras e mais de 310 escolas de todo o país.

Os programas EPIS completaram em 2017 nove anos consecutivos de aumento do sucesso escolar dos mais de 25 mil alunos acompanhados em todo o país.BolsaSociaisEPISFonte: JLM&A

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui