Reportagem Vídeo: LUZA | 1º Festival de Luz, em Loulé

0
311

Loulé recebeu de 24 a 26 de Novembro a primeira edição do LUZA Festival, iniciativa que literalmente inundou a cidade, num evento que ambiciona integrar o roteiro de festivais internacionais de iluminação artística. Organizado e produzido pela ByBeau e a Eventor’s Lab, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, e a chancela do Programa 365 Algarve, o LUZA Festival prometeu e cumpriu com 3 dias de grande atividade em plena época baixa do turismo algarvio, numa viagem de luz e som que pretende trazer um projeto inovador e de impacto para a região do Algarve.

A par das instalações, um dos momentos altos do LUZA foi a Torch Light Parade, no dia 24, ao principio da noite, que na prática abriu o Festival. Para além de seu caráter artístico, apoiou a Casa da Primeira Infância, uma instituição de acolhimento de crianças em condições de perigo e abandono. Foram disponibilizadas 2.000 tochas que acesas, formaram o desenho do logotipo do festival. Foi assim um festival de luzes, onde diversos artistas nacionais e estrangeiros tiveram a oportunidade de mostrar as suas instalações luminosas em pontos específicos da cidade. O LUZA assume-se assim como um projeto independente, afirmando-se pelas suas características intrínsecas de projeto da Arte da Luz.

Beau McClellan, artista e designer escocês residente há vários anos no Concelho de Loulé, com obra feita em termos de iluminação artística por esse mundo fora, é o mentor deste evento. O autor de “Zephirus”, a escultura que ornamenta a Zona Industrial de Loulé, garante que o LUZA é um “festival de experiências, que transporta o visitante para um outro mundo”. O artista escocês, que convidou outros pares de países como Espanha, Polónia, Reino Unido, México, Japão, Dinamarca ou, naturalmente, Portugal, para produzirem instalações criadas para este momento, referiu que escolha da data de realização do festival (em Novembro) teve em vista a integrar o LUZA no roteiro de festivais internacionais de iluminação artística, como Fête des Lumières (Lyon), Glow (Eindhoven), Luci d’artista (Torino), entre outros festivais europeus.

Durante os três dias, o público em geral pode percorrer as ruelas, construções e monumentos de Loulé vivenciando uma experiência única e iluminada, tendo inclusivamente, com algumas delas, uma participação interativa. Da Ermida da Mãe Soberana, no alto da cidade, ao Coreto da Avenida José da Costa Mealha, vários foram os pontos de animação do evento onde se encontraram instalações surpreendentes: Convento de Stº António, Rua da Nossa Senhora da Piedade, Largo de S. Francisco, Igreja de S. Francisco, Praça D. Afonso III, Bicas Velhas, Casa do Castelo, Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, Alcaidaria do Castelo, Cerca do Convento, Claustros do Convento, Mercado Municipal e Cine-Teatro Louletano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.