A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através da segunda força Thermal Vision Vehicle (TVV), a participar na operação “JO Poseidon Sea 2017”, no âmbito da Frontex, na ilha de Samos, Grécia, no dia 30 de novembro detetou, no mar Egeu, uma embarcação com 46 migrantes a bordo, que se deslocava entre a Turquia e a Grécia.
A deteção por parte dos militares da GNR possibilitou que os migrantes fossem resgatados em segurança e encaminhados para as autoridades helénicas.
A segunda força TVV, é constituída por militares da GNR que dispõem de um equipamento especial de vigilância de costa com capacidade de visão noturna, que permite detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de droga e de seres humanos, sendo a sua missão prioritária contribuir para a salvaguarda de vidas humanas no mar.
A componente TVV, desde 1 de maio deste ano percorreu 10.166 km e efetuou 1.278 horas de vigilância, tendo detetado um total de doze embarcações, que transportavam 456 migrantes que acabaram por ser resgatados pelas forças europeias, que participaram na operação em conjunto com a GNR.Fonte: GNR-DCRP