A Câmara Municipal de São Brás de Alportel prossegue a execução do Plano de Alargamento da Rede de Saneamento, um investimento primordial na promoção da qualidade de vida e bem-estar da população, bem como na defesa do meio ambiente.
Neste momento, encontra-se em curso a obra de ampliação da rede de esgotos no sítio do Peral – II Fase, num investimento total de 234.776,85 euros, que conta com financiamento de 65% do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
Localizado a sudeste do concelho de São Brás de Alportel, o sítio do Peral que há muito é servido por rede de abastecimento de água, não possuía drenagem de águas residuais, estando apenas construído um emissário, pertencente à empresa Águas do Algarve, ao longo da Estrada Municipal 517. Durante a primeira fase das obras de ampliação da rede de esgotos foram efetuados ramais ao longo da Estrada Municipal 517 e ampliados pequenos troços para caminho e vias adjacentes.
Nesta 2.ª fase, este investimento permite ampliar as redes de drenagem a todos os caminhos do Peral, bem como a instalação de uma central elevatória na extremidade sudeste da localidade, de modo a servir toda a população. Toda a rede deste projeto será ligada ao sistema em “alta” das Águas do Algarve, estando prevista a construção de cerca de 2.700 metros lineares de coletores e cerca de 70 caixas de ramal.
Estas intervenções visam garantir as melhores condições no saneamento básico, num contributo decisivo para a qualidade de vida e bem-estar da população bem como para a qualidade ambiental, de modo a evitar a contaminação das linhas de água.Fonte: GI da CM SBA