Atendendo à grave situação de seca que o país atravessa, o Município de São Brás de Alportel elaborou um Plano Municipal de Poupança de Água, que enumera um conjunto de medidas que estão a ser concretizadas, ao nível municipal, com vista à redução do consumo de água e ao seu uso eficiente.
Algumas medidas, urgentes, de contingência, foram de imediato colocadas em prática, com vista à redução imediata no consumo, enquanto um outro conjunto de ações de médio prazo estão a ser desenvolvidas com vista a obter resultados ao nível da eficiência no uso deste recurso limitado que é absolutamente vital à vida.
O Município de São Brás de Alportel está consciente do período atual de seca extrema que atinge Portugal Continental, para o qual urgem medidas adicionais de racionalização dos recursos hídricos. Uma missão que cabe a todos os portugueses e a todas as entidades públicas e privadas do território e que a autarquia são-brasense assume com especial prioridade.
O plano contempla ainda diversas ações de sensibilização e informação à comunidade e um conjunto de medidas de contingência, com caráter de urgência, com vista à redução imediata do consumo de água, num trabalho em que estão a ser envolvidos todos os colaboradores da autarquia, tendo sido mesmo divulgada uma circular interna por todos os serviços da autarquia.
A suspensão ou redução ao mínimo na rega dos espaços verdes e do funcionamento de fontes, lavadouros e outros espaços público com água, bem como a suspensão da rega de rotundas e a redução ao mínimo da lavagem da frota municipal, excetuando as viaturas de recolha de resíduos para evitar problemas de saúde pública são algumas das medidas de contingência.
Este plano prevê ainda o desenvolvimento de projetos de requalificação das rotundas do concelho, com a retirada de relva, pelo consumo excessivo de água, e com a substituição por elementos que não necessitem de rega; bem como todo um conjunto de intervenções ao nível da rede de abastecimento de água com vista a minimizar perdas de água, nomeadamente através de um sistema de deteção de fugas que a Câmara Municipal tem a funcionar, com excelentes resultados.
Mas esta é uma missão de todos e por isso a Câmara Municipal pretende complementar estas intervenções com um reforço de campanhas de sensibilização e informação dirigidas aos diversos setores da comunidade.
Aos munícipes é também lançado o apelo para que informem os serviços municipais sempre que detetem avarias ou anomalias de abastecimento de água ou em quaisquer equipamentos com consumo de água.Fonte: GI da CM SBA