No próximo dia 13 de janeiro, sábado, pelas 21h30, numa parceria entre o Cine-Teatro Louletano e a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, o prestigiado músico Ricardo J. Martins apresenta em Querença, no auditório da Fundação, o seu segundo disco de Guitarra Portuguesa instrumental intitulado “Cantos e Lamentos”, lançado pela editora espanhola “Música Fundamental”.
Ricardo faz parte da nova geração de músicos de Guitarra Portuguesa que tem raízes noutros mundos musicais e também dos poucos guitarristas que compõe peças para este instrumento tão português.
O guitarrista teve o privilégio de partilhar o palco com grandes nomes da poesia e teatro, como por exemplo: Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha, Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007); e também da música, como Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Diamantina, Filipa Cardoso, Isabel de Noronha, Ilda Maria, Ana Sofia Varela e Viviane. Com Viviane participou também nas sessões de gravação dos discos “Dia Novo” e “Confidências”, nos temas: “Do Chiado Até ao Cais”, “Era a Voz que Salvava” e “Fado do Beijo”, sendo que dois destes temas foram singles. Apresentou ainda a sua música além-fronteiras, em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Sérvia, Canadá, Estados Unidos e Cabo Verde.
Neste novo disco conta apenas com composições próprias e mistura um pouco das suas influências musicais em composições feitas para Guitarra Portuguesa de Lisboa e Guitarra Portuguesa de Coimbra, destacando-se os singles “Corre, Corre Corridinho”, “Danças na Eira”, “Tocar-te” e “A Guerra Parte 1 – Amanhecer”. Ao longo de 11 temas encontram-se raízes da música tradicional, folclore, música clássica e do fado, contando o disco com participações de instrumentos fora do ambiente da guitarra portuguesa, como é o exemplo do acordeão, flauta, percussão e contrabaixo com arco.
Neste concerto Ricardo J. Martins é acompanhado por Cláudio Sousa (viola), Luís Trindade (baixo e percussões), Bruno Vítor Martins (contrabaixo), Nelson Conceição (acordeão), Ana Figueiras (flauta) e Mayte Salgueiro (canto lírico).
O espetáculo tem a duração de 90 minutos, dirige-se a maiores de 6 anos e tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis.
A realização deste espetáculo em Querença insere-se numa lógica de descentralização espacial de programação que o Cine-Teatro Louletano tem vindo a seguir nas últimas temporadas, procurando estimular e consolidar colaborações com outras instituições e agentes concelhios ligados ao universo sociocultural, isto para além de enriquecer a oferta cultural em zonas menos contempladas pela mesma na chamada “época baixa”.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].
Fonte: GC da CM Loulé