Conferência em Loulé | “Estado Social e desmercadorização do bem-estar”

0
283
Nuno Serra

A 15 de fevereiro, quinta-feira, pelas 21h00, Nuno Serra vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loulé, para apresentar mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”. “Estado Social e desmercadorização do bem-estar” é o mote para esta sessão.

A provisão de bem-estar, através do acesso a cuidados de saúde, a uma educação de qualidade e a medidas de proteção social e de combate à pobreza e à exclusão, continua a ser uma questão central no atual debate político. Se é consensual a ideia de que todos os cidadãos devem poder aceder a estes bens e serviços, numa lógica de direitos que torna irrelevantes as diferenças de estatuto económico e social, já é menos pacífica a questão dos mecanismos institucionais para garantir essa provisão, universal e gratuita.

Neste âmbito, são diversos os modelos propostos, que oscilam entre a provisão pública direta de serviços de educação, saúde e proteção social e a defesa da privatização e da concorrência, passando pelas propostas de financiamento estatal da oferta privada, no pressuposto da existência de sistemas únicos de bem-estar social.

Questões que convidam à reflexão sobre a natureza, os objetivos e a especificidade da provisão pública e da oferta privada, não descurando neste âmbito o papel das organizações privadas não lucrativas, que constituem o recentemente reconhecido Terceiro Setor.

Nuno Serra nasceu na Guarda, em 1968. Mestre em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é aluno do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, encontrando-se a preparar uma dissertação sobre financeirização, semiperiferia e políticas de habitação em Portugal. Técnico Superior Principal na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desenvolve trabalho nas áreas do Desenvolvimento Comunitário e Ação Social.

É autor e coautor, entre outras, das seguintes publicações: “Estado, Território e Estratégias de Habitação”; “Imigrantes em Portugal: Economia, Pessoas, Qualificações e Territórios”; “Não acredite em tudo o que pensa – Mitos do senso comum na era da austeridade”; “A crise, a troika e as alternativas urgentes” e “Estado Social: De todos para todos”. Escreve regularmente no blogue de economia política “Ladrões de Bicicletas”.

Esta iniciativa é de entrada livre.

Recorde-se que esta conferência estava prevista para maio de 2017, não se tendo realizado na altura por motivos de doença do orador.

Fonte: GAP da CM LouléNuno Serra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.