Medicamentos genéricos: são mesmo seguros? Compensa comprar?

0
248
Transportes DECO

A DECO INFORMA… No geral, os medicamentos genéricos são 20% a 35% mais baratos do que o medicamento de marca que lhes serve de referência, sem comprometer a qualidade e a segurança.

Um genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, na mesma dose e igual forma farmacêutica (comprimidos, cápsulas, xaropes, etc.) de um fármaco de marca.

Para estar no mercado, o fabricante teve de apresentar estudos de bioequivalência, ou seja, teve de comprovar que o genérico em causa é absorvido pelo organismo em quantidade e velocidade similares às do produto de referência, o que garante um efeito equivalente. As substâncias ativas dos genéricos são utilizadas há muitos anos, pelo que a eficácia e a segurança estão bem estudadas e garantidas.

Este ano, prevê-se a entrada no mercado de mais medicamentos genéricos, como a rosuvastatina, utilizada em caso de colesterol elevado.

Quando é necessária receita médica para comprar a medicação, o melhor é falar com o médico sobre as possibilidades de substituição do medicamento por um mais barato. O médico pode impedir, na receita, a substituição do medicamento por um genérico, por exemplo, com a justificação de que a medicação destina-se a assegurar a continuidade de um tratamento por mais de 28 dias. Mesmo assim, o utente pode escolher um medicamento mais barato. No caso de não ser necessário receita, verifique se há alternativas a preço mais baixo na farmácia.

As embalagens de genéricos têm a sigla “MG” inscrita, que significa medicamento genérico. Por norma, é um medicamento vendido com o nome da substância ativa (por exemplo, paracetamol), seguido do laboratório.

Para ver se um grupo de medicamentos tem genéricos, comparar preços e calcular as economias possíveis em medicamentos que costuma tomar, veja o nosso simulador, em www.deco.proteste.pt. Pode pesquisar pelo princípio ativo ou pela marca, verificar se há alternativa genérica equivalente e ver a listagem dos medicamentos ordenados do mais barato ao mais caro.

Fonte: DECO-Delegação Regional AlgarveTransportes DECO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.