GNR: Operação Residência Segura

0
173
GNR Div Com Rel Publicas

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre 19 e 23 de fevereiro, na sua área de responsabilidade, reforça o patrulhamento junto das zonas residenciais relembrado os cidadãos sobre os procedimentos de segurança a adotar para prevenir situações de furto e roubo nas suas residências.

Apesar dos crimes de furto e roubo em residência ocorrerem em diversos períodos do dia e dias da semana, existe uma especial preponderância nos dias úteis e no período da tarde, período este em que as pessoas estão ausentes das suas residências por se encontrarem nos seus empregos.

Sendo a segurança uma responsabilidade de todos, é importante a adoção de comportamentos preventivos para contribuir para a redução desta criminalidade, tais como:

  • Não abra a porta de sua casa nem a do prédio sem verificar bem quem toca à campainha;
  • Quando sair de casa, feche bem todas as janelas e tranque sempre as portas e portões de acesso;
  • Durante a noite, mesmo estando em casa, tranque todas as janelas e portas;
  • Aos moradores do rés-do-chão e do 1.º andar, recomenda-se a instalação de grades de ferro nas janelas;
  • Todas as entradas devem estar bem iluminadas;
  • Não guarde objetos de valor elevado em casa ou grandes quantias em dinheiro;
  • Se notar presenças estranhas nas redondezas da sua casa, tente confirmar as suas suspeitas, em caso de dúvida, previna as autoridades;
  • Caso se confronte com um assaltante em casa, tente manter a calma, não discuta com ele e não o encare frontalmente. Procure memorizar as suas feições para as descrever às autoridades. E principalmente, não reaja!
  • Tenha sempre à mão os números de telefone do posto da GNR da área da sua residência. Em caso de emergência, ligue o 112.

A GNR,  com o empenhamento das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário,  da sua estrutura de Investigação Criminal e dos militares afetos aos Postos Territoriais, irão promover o contacto direto com os cidadãos, distribuindo um folheto alusivo à operação “Residência Segura”, o que certamente contribuirá para um aumento do sentimento de segurança, proximidade e confiança na população.

Fonte: GNR-DCRPGNR Div Com Rel Publicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.