7 Maravilhas® à Mesa vão homenagear a Gastronomia, Vinhos, Azeites e Roteiros Turísticos de cada região de Portugal. Esta é uma oportunidade única para entidades públicas ou privadas candidatarem todo o património da sua região a ser uma das 7 Maravilhas. Tem apenas mais uma semana para o fazer. Quem sabe não será também a sua região a receber uma das 7 galas especiais transmitidas em direto pela RTP, com apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato?
Lisboa, 28 de fevereiro de 2018: Gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos são alguns dos pilares mais importantes na promoção do destino Portugal lá fora e cá dentro. As 7 Maravilhas à Mesa® pretendem homenagear e promover o melhor que cada região tem para oferecer.
A fase de candidaturas foi alargada por mais uma semana e termina a 7 de março, estando abertas a entidades públicas ou privadas como municípios, unidades hoteleiras ou restaurantes que considerem ter as 7 Maravilhas à Mesa®. As candidaturas devem contemplar sete patrimónios à escolha, que se englobem nas três categorias: Gastronomia; Vinhos e Azeites; e Roteiros Turísticos.
O Regulamento está disponível no site oficial www.7maravilhas.pt, e na área de candidaturas www.candidaturas.7maravilhas.pt.
À semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP1, aos domingos em horário nobre, de 22 de julho até à grande final, a 16 de setembro.
7 Maravilhas à Mesa® é a sétima eleição realizada em Portugal, garantindo um selo de garantia às Mesas homenageadas e promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.
Esta edição conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, e o apoio da RTP, da AHRESP e da RIPTUR.
Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®
O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.
As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada (incluindo restaurantes e unidades hoteleiras), desde que respeitem o regulamento em vigor. O Regulamento está disponível no site oficial www.7maravilhas.pt, e na área de candidaturas www.candidaturas.7maravilhas.pt
Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.
Os vencedores serão os mais votados na gala Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.
O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.
É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC. A TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.
Todo o trabalho de imagem e comunicação é desenvolvido pela IVITY.
Fonte: LIFT