A Junta de Freguesia de Ferreiras, com a colaboração do Município de Albufeira organizou o 1º Carnaval Trapalhão de Ferreiras. No Carnaval Trapalhão das Ferreiras, a sátira e a crítica social estiveram presentes, embora em doses moderadas. Centenas de pessoas fizeram questão de associar-se a esta celebração da época festiva, e mais de um milhar de espectadores encheram a Avenida 12 de Julho para assistir.
A criatividade dos ferreirenses foi posta à prova neste corso carnavalesco que não obedece às regras de imitação do Carnaval brasileiro, mas antes procura a criatividade de cada um dos intervenientes.
Não faltou quem participasse, porém, pelo simples prazer de se mascarar de modo inventivo ou até, por vezes, absurdo, sendo o limite, na confecção das fantasias, simplesmente a imaginação de cada um.
Observou-se neste Carnaval Trapalhão, de tudo um pouco, desde piratas a policias, desde os ‘caça-fantasmas’ a travestis…
Observou-se a presença de muitos disfarces criativos mas positivamente “trapalhões” no melhor sentido do termo. Fantasias de palhaço, também se viam muitas, bem como participantes, adultos e crianças, em triciclos e bicicletas.
Estes foram um dos quadros criados neste Cortejo Trapalhão que mais deu nas vistas e mais agradou a várias pessoas com quem falámos.
Muitas crianças marcaram também presença neste evento, quer desfilando e brincando, quer assistindo, disfarçadas ou não com as suas fantasias favoritas, e contribuindo para a animação que cercava o cortejo. Para o comércio da avenida, foram duas tardes de grande clientela e de grande animação, pois foram muitos os que se deslocaram com o objetivo de ver esta manifestação mais espontânea dos locais na época de Carnaval.
Durante o cortejo, foram sendo distribuídos, rebuçados, águas e sumos, sandes de porco no espeto e vinho tinto.
Este carnaval contou com o apoio do Município de Albufeira e G.N.R. e patrocínio de alguns comerciantes de ferreiras, tais como intermarché, lunucarnes, botique da carne, Hidralgar, Padaria do Cerro, Nuno Balbino, Hélder frade, Humberto Bacalhau, Filipe Fonseca, etc.
Fonte: JFF