No próximo dia 10 de Março vai ter lugar em Vila Real de Santo António a terceira edição do evento «Empreender no Feminino», este ano dedicado à temática «Da Fábrica ao Digital». Trata-se de um evento organizado em parceria pela Algarve Women Business Network, o Centro Europe Direct do Algarve, o Jornal do Baixo Guadiana, a Eurocidade do Guadiana e a Associação de Mulheres Empresárias de Huelva.
O grande objetivo deste encontro transfronteiriço é juntar as mulheres ativas, inquietas, com visões empreendedoras, com ou sem negócio estabelecido, mas que durante o evento otimizem as suas competências, troquem contactos, estabeleçam metas, conheçam melhor a realidade que as rodeia, de um lado e do outro da Ponte Internacional do Guadiana. Pela experiência das edições anteriores, o que se tem registado é que este evento tem criado rede entre as mulheres que entram numa dinâmica de network com novas mulheres e noutras esferas de empreendedorismo.
Dia Internacional da Mulher aliado ao Ano Europeu do Património Cultural 2018
Sendo esta uma forma ativa de assinalar o Dia Internacional da Mulher, com os olhos postos no empreendedorismo, este ano o evento associa-se ao Ano Europeu do Património Cultural 2018. Assim sendo, parte das dinâmicas do dia acontecerão sob o tema «Indústria Conserveira», que, de resto, é um tópico muito importante e paradigmático do papel da mulher e no que diz respeito ao desenvolvimento da raia que une Vila Real de Santo António e Ayamonte. Visita guiada à exposição «Indústria Conserveira» no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e uma Tertúlia dedicada à temática na Escola Hoteleira, com participação de oradores portuguesas e espanholas fazem parte do programa. Mas ao qual se juntará a atividade de tecelagem artesanal «Tecelã» da responsabilidade de duas mulheres empreendedoras, mãe e filha, que levam a cabo este projeto de forma inovadora, mas inspiradas no património legado por anteriores gerações.
Da Fábrica ao Digital
A ponte para a Era Digital é feita naturalmente neste encontro que vai dedicar parte do dia à temática pela oportunidade de um tema que está na ordem do dia pela sua importância e pala necessidade que existe em aumentar a literacia e acesso ao Digital, sendo esta também uma prioridade da União Europeia. Vamos ter comunicações muito diferentes que tocarão diversas perspetivas completamente determinantes nos dias de hoje. O panorama da literacia e importância digital vai ser focado pela Eurodeputada Cláudia Aguiar e por Bella Carballo, presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Huelva. Por seu turno Raquel Ponte, da empresa alemã que desenvolve projetos informáticos «Turbine Kreuzberg» vai falar-nos sobre competências digitais, lojas on-line, gestão de redes socias, auto-promoção e marketing pessoal. Já Inês Boski, da Webmill, vai ensinar-nos mais sobre «Tecnologia e desafios sociais».
A Escola Hoteleira de VRSA vai ser o espaço de acolhimento deste dia e tal como no ano passado o almoço, que será oferecido pela organização às mulheres participantes, vai ser confecionado por formandas daquela escola sob a coordenação da Chef Ângela Oeiras. A base será a conserva oferecida pelo patrocinador «Conservas Concepción», de Ayamonte. Trata-se de uma empresa com cerca de 150 anos de história e que tem mantido e inovado a sua atividade com produtos de excelência.
Exposições «Perspetivas» e «Platibandas do Algarve» acompanham celebração do Ano Europeu do Património
De modo a aumentar o espectro de valorização do Património do Algarve, em Ano Europeu do Património Cultural, o evento vai deixar patente a partir de dia 10 de Março na Escola Hoteleira de VRSA a excelente exposição do fotógrafo Filipe da Palma dedicada às platibandas do Algarve. E do outro lado da fronteira e através da mesma organização está assegurada de 21 de Março a 4 de Abril a arrojada exposição internacional «Perspetivas» da Fungo Azul na Casa Grande, em Ayamonte.
Causa Social: Donativos para o Refeitório Social de Ayamonte
Tal como nas edições anteriores este evento associa-se a uma causa social. Este ano as mulheres são convidadas a fazer donativos para o Refeitório Social de Ayamonte, em Espanha. As doações podem ser feitas através de apoio monetário ou géneros alimentares.
Inscrições abertas. Gratuitas, mas obrigatórias
Para a participação no evento é necessário a inscrição, que apesar de gratuita mostra-se obrigatória por questões logísticas. A organização vai disponibilizar almoço na Escola de Hotelaria de VRSA. Mediante as inscrições de mulheres que venham de áreas mais distantes da fronteira é disponibilizado transporte.
Foi criado um evento no facebook «III Edição:Empreender no Feminino_ Da Fábrica ao Digital» onde são disponibilizadas todas as informações úteis sobre este a produção deste dia.
Apoiam esta iniciativa o Turismo de Portugal – Escola de Vila Real de Santo António, a Associação Odiana, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e o Ano Europeu do Património Cultural 2018. O patrocínio oficial é da empresa espanhola «Conservas Concepción», de Ayamonte.
De referir que as duas edições anteriores deste evento tiveram lugar em Ayamonte. Em 2017 o evento contou com a expressiva adesão de 70 mulheres.
Siga-nos também pelos hasthags: #EmpreenderNoFeminino #EmprenderEnElfeminino
Programa (horário PT):
8h: Partida de Faro
9h: Abertura – (Ponto de Encontro Escola Hoteleira VRSA) e visita ao «Mundo da Indústria Conserveira» no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em VRSA (Centro Histórico)
(A realizar na Escola Hoteleira de VRSA)
10h30: Coffee break
11h: Tertúlia e dinâmicas
13h: Almoço
14h: Dinâmica e apresentação «Digital no feminino»
15h: Palestras com os temas «Comunicar no Digital» e «Tecnologia como suporte ao desenvolvimento social»
16h: Coffee break
16h15: Celebração
17h: Encerramento e regresso
Fonte: Jornal do Baixo Guadiana