Foi aprovada na última Reunião de Câmara, realizada a 05 de março, a celebração de um protocolo entre o Município de Faro e o Club Farense, uma das instituições mais antigas, emblemáticas e importantes do nosso concelho.
A agremiação dispõe de um espólio arquivístico de grande valor histórico e cultural que, até ao momento, é desconhecido do público em geral, encontrando-se por organizar e acondicionar.
Assim, seguindo as diretrizes da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do “Projeto de Salvaguarda dos Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, a Câmara Municipal de Faro decidiu colaborar ativamente, estabelecendo um protocolo de colaboração com o Club Farense.
Com este protocolo o Município de Faro irá afetar meios humanos especializados no sentido de coordenar, supervisionar e acompanhar os trabalhos de organização e inventariação do espólio documental pertencente ao Club Farense.
Com este trabalho, pretende o Município criar as condições necessárias para facilitar o estudo de investigadores e consequentemente dar a conhecer a história desta instituição centenária. No final da intervenção, pretende-se que o inventário do arquivo do Club Farense esteja atualizado e disponível para consulta, tornando-se assim mais uma fonte para o conhecimento da história do nosso concelho.
Fonte: GRP da CM Faro