Celebra-se, no dia 21 de março, o 130.º aniversário dos Bombeiros Municipais de Tavira. O programa prevê, pelas 10h30, o desfile de 16 viaturas do Corpo de Bombeiros por 13 artérias da cidade, assim como a cerimónia comemorativa, a partir das 12h00, no Quartel. Esta conta com a presença de várias entidades, nomeadamente, do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, do Comandante do Corpo de Bombeiros, Miguel Silva, e do Comandante Operacional Distrital de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto.
Atualmente, os Bombeiros Municipais de Tavira, para além do Comandante e 2.º Comandante, tem ao seu dispor 40 bombeiros profissionais, 10 bombeiros voluntários, três operadores de comunicações e um administrativo.
Enquadramento:
Em 1888, foi aprovado, pelo Governo Civil de Faro, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira, a qual assumiu novos estatutos, em 1903, passando a denominar-se por ABVT – “Salvação Pública de Tavira”. Em 1907, os Bombeiros adquiriram o edifício da antiga Igreja de São João da Corredoura e nele se fixaram até 1973, ano em que transitaram para as atuais instalações no Alto do Cano.
Em 1922, a Câmara Municipal deliberou criar o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, transitando todo o património da extinta associação para a autarquia.
O crescimento no saber e na ajuda à população foi evoluindo, tornando-se esta Corporação uma referência no socorro da região algarvia.
Desde 2005 que o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira é comandado por Miguel Silva e coadjuvado, recentemente, pelo seu 2º. Comandante Nuno Gonçalves.
Fonte: Mun de Tavira