A Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve apresentou no passado dia 10 de março o LABIA – Laboratório de Ideias com o qual pretende “colocar à prova a criatividade e originalidade da sua comunidade”.
Inaugurado por ocasião do dia de Portas Abertas, que a escola organizou e que contou com a visita de cerca de 100 mentes curiosas, este Laboratório de Ideias apresenta-se como um “espaço onde a criatividade vai andar à solta” revela Nuno Ribeiro, diretor da escola.
Composto por dois eixos de atuação, o LABIA vai dinamizar junto da sua comunidade o ciclo “Conversas com Lábia”, um conjunto de sessões temáticas (Debates, Masterclass ou Sessões Experimentais) dedicadas às áreas de formação da escola, estando já a primeira edição marcada para o próximo dia 04 de abril.
Estas “Conversas com Lábia” vão ser dedicadas ao tema “Ser Designer” e vão contar com a participação de profissionais da área do Design a trabalhar no Algarve, casos de João Henriques do IKEA Loulé, Sónia Duarte da KOBU Creative Digital Agency e Ricardo Calabaça que desenvolve a sua atividade por conta própria.
O segundo eixo, consiste no “Ideias com Lábia” e pretende criar junto da comunidade ETIC_ “as condições necessárias para que as ideias dos nossos alunos, ex-alunos e inclusivamente formadores, possam evoluir de forma a tornarem-se em soluções e/ou produtos com capacidade de penetração no mercado”, nas palavras de Nuno Ribeiro.
Acrescenta ainda que “ao longo destes anos temos verificado uma crescente capacidade criativa e de trabalho por parte dos alunos que por aqui passam. Achámos que era altura de apostar nestas capacidades, ajudando-os a desenvolver os seus projetos de forma sustendada e com perspetivas de crescimento, tendo em vista a sua aplicação concreta, potenciando as suas habilidades inatas e as competências adquiridas na escola”.
Esta aposta pode materializar-se em três vertentes: apoio humano e técnico, com a nomeação de um tutor que acompanhe e guie a execução do projeto; com apoio logístico, através da cedência de equipamento informático e/ou audiovisual e também das instalações da ETIC_Algarve, tendo sido criada a Sala LABIA para este efeito a qual consiste num espaço de trabalho, troca de ideias e experiências onde se pode “dar asas à criatividade”. Este apoio poderá também traduzir-se a nível financeiro, para aqueles projetos mais ambiciosos e cujas mais-valias sejam evidentes.
Mais informações poderão ser obtidas diretamente quer na ETIC_Algarve, no 1º piso do Mercado Municipal de Faro, ou no site da escola em www.eticalgarve.com, ou então pelos telefones 289 823 359 ou 960 309 550 ou ainda através do e-mail [email protected].
Fonte: ETIC Algarve