Ordem dos Nutricionistas congratula-se com a inclusão de consultas de nutrição nas farmácias

0
163
OrdemNutricionistas
A Ordem dos Nutricionistas congratula-se com a inclusão das consultas de nutrição nos serviços disponíveis nas farmácias comunitárias. A medida decorre de uma proposta apresentada pela Ordem dos Nutricionistas ao Ministério da Saúde, aquando da revisão da Portaria n.º 1429/2007, de 2 de novembro.
O novo regime jurídico foi publicado hoje, 9 de abril, em Diário da República, e entra em vigor dentro de um mês.
Esta alteração vem possibilitar a prestação de novos serviços farmacêuticos e outros serviços de promoção da saúde e bem-estar nas farmácias comunitárias, e esclarecer a possibilidade da realização das consultas de nutrição.
“É com muito agrado que vemos as consultas de nutrição como um serviço que deve estar disponível nas farmácias, já que estas são locais, por excelência, de proximidade com os cidadãos. Sem dúvida que a disponibilização deste serviço se traduzirá em significativos ganhos para a saúde dos portugueses”, afirma Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
As consultas de nutrição integram, assim, os serviços de promoção da saúde e do bem-estar que são prestados nas farmácias portuguesas.
Este diploma prevê ainda requisitos para a prestação deste serviço, nomeadamente a existência de instalações adequadas e autonomizadas, tal como previsto na Norma de Orientação Profissional que a Ordem dos Nutricionistas criou para o efeito.
“Tratando-se de uma prática que tem registado um elevado crescimento nas farmácias comunitárias, a publicação deste diploma esclarece-se a prática da consulta de nutrição, em sede de serviço de promoção de saúde a disponibilizar ao cidadão, pelo que consideramos que hoje foi dado um importante passo.”, conclui Alexandra Bento.
Fonte: Media TailorsOrdemNutricionistas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui