CCV Lagos | “Workshop de Tinkering” com Ryan Jenkins

0
243
Curso TinkeringCCVLagos

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) organiza um Workshop de Tinkering com um dos maiores especialistas mundiais da área, Ryan Jenkins, nos próximos dias 14 e 15 de Abril. O CCVL pretende com esta formação trazer a Portugal e ao Algarve um dos profissionais que “é uma referência mundial de Tinkering que, para além da sua experiência e saber, é um excelente formador e comunicador”, segundo Luís Azevedo Rodrigues, Diretor do CCVL. “Dificilmente poderia haver melhor oferta para quem queira aprender de Tinkering” sendo este profissional “o coordenador das atividades de formação prática do Congresso Ecsite, da Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência”.

Para o Diretor do Centro, esta vinda de Ryan Jenkisn permite que “o CCVL se consolide como um dos mais inovadores e avançado Centros Ciência Viva no que à cultura Maker e Tinkering diz respeito e surge na sequência de outras colaborações de Ryan Jenkins com a equipa do CCVL nomeadamente no seu Espaço Dòing, especialmente dedicado a estas valências”. Com este curso, o CCVL pretende ainda “desenvolver uma comunidade de educadores com gosto por atividades de experimentar fazer e mexer (Makers e Tinkers)”.

O que é o Tinkering?

Tinkering é uma metodologia de ensino, cada vez mais usada em ambientes de aprendizagem informal, para envolver as pessoas com conceitos STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Baseia-se numa pedagogia de inquérito (IBL – Inquiry Based Learning), centrada no aluno, imersiva com atividades práticas onde se exploram os elementos mais envolventes e motivadores dos processos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

Numa atividade de Tinkering, o aluno tem à sua disposição variadas ferramentas e materiais que usa para explorar conceitos STEM através do processo de criação de algo novo.

O que se vai construir/aprender?

Implementar e experimentar 4 atividades práticas são os desafios: dissecação de brinquedos, reação em cadeia, máquinas de arte e circuitos elétricos em papel.

Estas atividades farão uso de ferramentas de alta e baixa tecnologia para além de se demonstrarem diversas de possibilidades de adaptação em Museus, salas de aula e outros contextos com programas educativos, formais e não formais. Sempre a partir de experiências práticas, será construída uma base para discussão e reflexão em torno dos objetivos de aprendizagem e resultados em atividades Maker e Tinkering.

A quem se destina o Curso Tinkering?

Este curso intensivo de 2 dias proporcionará oportunidades para que os educadores, professores, monitores de museus ou centros de ciência ou bibliotecas contactem e experimentem com os processos e formas de pensar Tinkering.

Serão partilhadas dicas de boas práticas para o desenvolvimento e facilitação, bem como materiais e ambientes inspiradores e acessíveis, para a futura implementação desta tipologia de atividades.

Quem é Ryan Jenkins?

Ryan Jenkins é o co-fundador da Wonderful Idea Co, um estúdio criativo no norte da Califórnia nos EUA, que explora a arte, a ciência e a tecnologia através do Maker e Tinkering.

Ryan Jenkins forma educadores, desenvolve ambientes divertidos e cria exposições artesanais e peças de arte exclusivas para museus e artistas.

Ryan Jenkins foi membro fundador do Tinkering Studio do Exploratoriumem São Francisco, onde desenvolveu oficinas e atividades que foram usadas, adaptadas e remixadas em configurações educativas inovadoras em todo o mundo. Trabalhou em estreita colaboração com os parceiros do Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab, Brightworks School, Make Magazine e LEGO Foundation para desenvolver uma compreensão profunda dos últimos desenvolvimentos na educação STEM.

Ao longo de 2 dias, as discussões reflexivas sobre a aprendizagem através de atividades Maker e Tinkering contribuirão para a consolidação do desenvolvimento de trabalho conjunto em criar projetos com resultados colaborativos para a organização de programas e currículos nas áreas abordadas.

Encargos: Este curso tem o custo de 120 euros por participante

 Inclui:

– Coffee breaks

– Acesso a todos os recursos e materiais educativos e software usado

– Objetos criados nas atividades

– Certificado de participação

Não inclui refeições nem alojamento.

As inscrições devem ser feitas por e-mail para [email protected] e só fica validada após envio do comprovativo de pagamento.

O curso tem número limitado de participantes.

Fonte: CCVLagosCurso TinkeringCCVLagosCurso TinkeringCCVLagos1

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui