Dia 11 de abril, às 22,30 na RTP3. A Temperatura do Planeta não pára de subir. Em Portugal, no Verão, os termómetros poderão marcar, em média, mais cinco graus em 2100. Ainda podemos Reverter este Cenário?
O futuro do planeta está cada vez mais ameaçado. Com o aquecimento global, o degelo nos polos Norte e Sul tornou-se inevitável e calcula-se que no final do século, o nível médio do mar poderá subir até 1.5 metros. Grandes tempestades ou períodos de seca extrema poderão tornar-se na regra. A este ritmo de destruição ambiental, muitas cidades ficarão sem água e reservas do planeta, como a Amazónia, arriscam perder metade dos animais e plantas.
Com a perda de biodiversidade, os sistemas que suportam a vida, como hoje conhecemos, entrarão em colapso. Nas últimas décadas, temos sido alertados para as consequências dramáticas da má gestão humana do planeta. Será que ainda podemos reverter esta situação? Uma coisa é certa, quanto menos se fizer, mais o termómetro vai subir.
«Reféns do Clima» é o tema do próximo programa Fronteiras XXI, moderado pelo jornalista Carlos Daniel, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. A partir das 22h30 do dia 11 de Abril, estarão na RTP3 o físico e perito em alterações climáticas Filipe Duarte Santos, a especialista na redução do impacto de carbono Maria Júlia Seixas, o consultor em políticas dos oceanos e presidente da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha e o engenheiro agrónomo e ex-presidente da Liga para a Protecção da Natureza, Eugénio Sequeira.
#FRONTEIRASXXI
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia seleccionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, o programa mensal da RTP3, moderado por Carlos Daniel, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. www.fronteirasxxi.pt.
Fonte: JLMA