A DECO INFORMA… Algumas aplicações do Facebook pedem mais permissões do que necessitam. De certeza que no feed de notícias do Facebook já foi aliciado com posts que anunciam apps como “Descubra o seu QI?” ou “Será que conseguimos transformar a sua foto mais bonita numa estrela de Hollywood?”. O objetivo destas apps é recolher a sua informação pessoal e ter a capacidade para publicar fotos e atualizações de estado em seu nome. Pode rever estas permissões nas definições de aplicações.
Seja seletivo na escolha dos amigos virtuais. Aceite apenas quem conhece pessoalmente e resista à tentação de ter uma longa lista de amigos.
Todos os contactos do Facebook são “amigos” por defeito. Contudo, é mais provável que, além dos amigos, a lista inclua familiares, conhecidos, colegas, etc. Agrupar estas pessoas em diferentes categorias permite partilhar apenas os conteúdos mais adequados com cada grupo.
Verifique com quem estão a ser partilhadas as suas publicações e, se necessário, corrija essas definições. No menu Privacidade, acessível a partir das Definições, escolha Apenas eu em Quem pode ver as suas publicações futuras? Na opção limitar o público para publicações antigas na tua cronologia, clique em Limitar Publicações Antigas;
Em baixo, em Quem pode ver a tua lista de amigos? escolha Apenas Eu. Nas duas opções seguintes, Quem pode encontrar-te através do endereço de e-mail que registaste? e Quem pode encontrar-te através do número de telemóvel que registaste?, selecione Amigos.
Desmarque a opção Permitir que ferramentas de pesquisa fora do Facebook apresentem uma ligação para o teu perfil.
Qualquer pessoa pode identificá-lo em mensagens ou fotografias, bastando inserir o seu nome (é aquilo a que se chama marcar). Mas é possível controlar as identificações e evitar que todos os contactos saibam onde foi na noite anterior e com quem dançou na pista. Opte por ter de aprovar previamente as publicações.
Se utilizar aplicações no telemóvel ou tablet, a sua localização pode ficar associada a cada fotografia ou mensagem que publicar, devido à função GPS do equipamento. Pior: ao revelar a localização, está a indicar onde não está e pode dar ideias a um potencial ladrão. Fica a saber que a casa está vazia.
No sistema android, entre em Definições, a seguir em Aplicações e notificação e em Permissões da aplicação e, por fim, em Localização. Neste caso, remova o visto à frente de Facebook. Se tem um iPhone, vá a Definições, clique em Privacidade e, depois, em Serviços e localização e escolha a opção Nunca.
Fonte: DECO-Delegação Regional Algarve