- EDP Solidária 2018 conta com uma verba de dois milhões de euros para as áreas da Inclusão Social e da Saúde.
- Maior linha privada de investimento social em Portugal.
- Candidaturas para projetos na área da Inclusão Social abrem a 21 de maio.
- Candidaturas para projetos na área da Saúde abrem em julho.
- Desde 2004 foram apoiados 370 projetos.
De 21 de maio a 1 de junho decorre o período de candidaturas para o programa EDP Solidária 2018, na área de Inclusão Social, para a qual se disponibiliza uma dotação de um milhão de euros visando apoiar iniciativas relacionadas com o conforto térmico e a minimização de situações de precariedade energética.
Podem candidatar-se ao programa EDP Solidária – Inclusão Social 2018 as entidades que se proponham melhorar o conforto térmico dos respetivos utentes e beneficiários, bem como atenuar situações e riscos de precariedade energética através de iniciativas de sensibilização e formação junto de públicos vulneráveis. Entre elas, IPSS, hospitais e outras entidades da sociedade civil.
As entidades candidatas devem, neste sentido, apresentar as seguintes características principais:
- a) Dedicar-se ao apoio e combate ao isolamento de idosos, às necessidades especiais e doença mental e à intervenção em situações de risco e vulnerabilidade social;
- b) Nacionais legalmente constituídas e devidamente registadas;
- c) Não terem sido apoiadas nos programas ‘EDP Solidária – Inclusão Social’ e ‘EDP Solidária – Saúde’ nos anos 2016 e 2017.
“O programa EDP Solidária tem sido, desde a sua génese, um motor de desenvolvimento de centenas de projetos ligados à área social, em todos os distritos do país, apoiando projetos que melhoram a qualidade de vida de pessoas e comunidades vulneráveis e que combatem situações de exclusão social”, explica Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP. Em 2018, a Fundação EDP volta a apostar num programa que, destaca Miguel Coutinho, “tendo o seu foco no conforto térmico e no combate à precariedade energética, contribuirá para a diminuição de assimetrias sociais, ao criar os alicerces para uma sociedade mais equitativa e sustentável”.
Desde o seu lançamento, em 2004, o programa EDP Solidária – a maior linha privada de investimento social em Portugal – garantiu a continuidade e sustentabilidade de 370 projetos no país, num investimento global superior a 12,5 milhões de euros.
Este ano, a Fundação EDP disponibilizará dois milhões de euros destinados a apoiar os programas da ‘EDP Solidária – Inclusão Social’ e ‘EDP Solidária – Saúde’. As candidaturas para a área da Saúde, dedicada também à melhoria do conforto térmico dos utentes nas instalações das entidades candidatas, estão previstas para julho.
Para mais informações, bem como consulta do regulamento e inscrições, aceda a: www.fundacaoedp.pt
Fonte: HK Strategies