De 25 a 27 de maio a aldeia do Azinhal volta a receber o evento Terra de Maio, este ano aliado ao Algharb.come, projetos que visam a promoção do património do Baixo Guadiana através da valorização dos recursos endógenos do território.
Este ano abraçada pelo programa 365 Algarve e tendo como divisa a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a Terra de Maio & Algharb.come, que decorre no Pavilhão Multiusos do Azinhal, oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, mostras de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliês infantis e muita animação musical, com particular destaque para o fado e o flamenco no reflexo daquela que é a cultural local de um território transfronteiriço.
Palco também de grandes nomes da música nacional, o certame traz-nos este ano o concerto de Raquel Tavares, a decorrer no sábado, dia 26, pelas 22h00.
Na gastronomia, a 11ª edição da Terra de Maio apresenta dois grandes destaques: no sábado, Laboratório de Gostos com o Chef Vitor Sobral, grande referência da gastronomia nacional, e, no domingo, o projeto Cataplay, promovido pelo restaurante Tertúlia Algarvia e que junta gastronomia, teatro, música ao vivo e até coreografias.
Ainda na gastronomia, a 3ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 26 de maio, pelas 18h00. Este foi um desafio proposto pela autarquia de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.
Apostando sempre em novas formas de atrair e promover a vinda de visitantes ao evento, este ano haverá uma rede de transportes, gratuita, chamada “A Rota de Maio”, que permitirá que os turistas instalados nas unidades hoteleiras do circuito Mata Rota – Altura – Monte Gordo – VRSA – Castro Marim possam deslocar-se até ao Azinhal.
A abertura da Terra de Maio, no dia 25, pelas 18h00, será animada pela “Tuna Feminina de Beja” e é marcada pela inauguração da exposição “Fado, Património da Humanidade”, uma reprodução da exposição permanente do Museu do Fado. Segue-se um Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e a apresentação da peça de teatro 2º Berço da Algarvia” (21h00), pela Associação SATORI. Depois de jantar, pelas 22h00, baile com “Fábio Lagarto.
No sábado, a manhã é dedicada a um seminário, com a participação da Universidade do Algarve, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Associação Odiana, com as temáticas do turismo criativo, gastronomia e agricultura.
Durante a tarde, a Terra de Maio & Algharb.come oferece várias demonstrações gastronómicas: o “Ronquear do Atum”, pela Confraria de Atum de Vila Real de St. António, o showcooking pelo chef Vitor Sobral, o ateliê do pão, a recriação da “Vila de Amêijoas” e a 3ª edição do maior queijo de cabra de raça algarvia, com apresentação e prova promovida pela ANCCRAL. Quanto à animação, o evento contará com o grupo de rua “Gaiteiros Abiul”, o Rancho Folclórico do Azinhal, fado com “Valentim Filipe & Raquel Peters” e o grande concerto de Raquel Tavares. A fechar esta noite da Terra de Maio, o DJ Gustavo Vera, pelas 00h.
Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo (27), começa pelas 9h com o 3º Encontro de Motorizadas, com encontro marcado no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.
Pelas 13h00, decorre a entrega de prémios do 22º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia.
Durante a tarde, o grande destaque é a apresentação do espetáculo Cataplay, previsto para as 17h00, com degustação da cataplana no final. Há ainda o Laboratório de Gostos pelo Chef David Domingues, do Praia Verde Boutique Hotel. Na música, a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Gracia Diaz”, a Banda Musical Castromarinense e o grupo “Makarines”.
No sábado e no domingo, dias 26 e 27, será ainda possível participar em workshops de fabrico de queijo artesanal e de tosquia, experimentar a equitação e fazer passeios de burro, para além das demonstrações equestres e da exposição de animais, com destaque para a cabra de raça algarvia.
Cofinanciado pelo programa 365 Algarve, “A Terra de Maio & Algahrb.come” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal e Associação Backup, com o projeto Algahrb.come. Tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, marca Natural.pt e é um evento integrado integrada no programa Bandeira Azul.
Fonte: GC da CM Castro Marim