Esta sexta-feira, 1 de junho, celebra-se o Dia da Criança no Parque Municipal de Loulé, a ação de carácter ambiental denominada de “Um Abraço Verde” contará com a presença de cerca de três mil crianças do Concelho de Loulé e terá o seu início às 10h00.
Num movimento que decorrerá de Norte a Sul do País, alunos da educação Pré-Escolar e 1º e 2º Ciclos irão vestir uma camisola verde e abraçar uma árvore, num gesto simbólico de proteção do meio ambiente, que visa, sobretudo, a sensibilização para a defesa da Floresta, um património que é de todos e que é preciso preservar.
O Município e as escolas de Loulé aceitaram o desafio lançado pelo Ministério da Educação que, pelo segundo ano consecutivo, pretende assinalar o Dia Mundial da Criança com a realização de atividades lúdico-pedagógicas, desta vez tendo o Ambiente como principal mote. Assim, durante toda a manhã o “pulmão verde” da cidade de Loulé será palco de um programa de iniciativas que vão desde a sensibilização por parte dos técnicos municipais da área do Ambiente para o consumo de água da rede pública (com a distribuição de cantis aos participantes) ou para a importância da seleção de resíduos, mas também a realização de jogos, por exemplo, de identificação e desenho das espécies arbóreas existentes no Parque ou o registo nos anéis de crescimento de um pinheiro da linha do tempo do aluno. Teatro, lenga-lengas, percussão, râguebi, minigolfe e muitas outras iniciativas irão envolver estes jovens participantes neste dia de celebração da Natureza.
Para os responsáveis da Câmara de Loulé, esta ação que envolverá fortemente a comunidade escolar concelhia, revestindo-se de especial importância já que as questões ambientais constituem uma das linhas prioritárias da política municipal, pelo que será certamente um privilégio receber este “Abraço Verde” numa data tão especial como é o Dia Mundial da Criança.
Fonte: GAP da CM Loulé