Lagos | Ecologistas en Acción e PALP

0
337
EcologistasAccionPALP

No dia 4 de junho às 11:00, vamos receber o veleiro da Ecologistas en Acción na Marina de Lagos! A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) e a Organização Não Governamental de Ambiente espanhola Ecologistas en Acción unem esforços e dizem a uma só voz “NÃO ao furo de Aljezur!”.

A luta contra a ameaça do petróleo existe há algum tempo e não é nova em Espanha onde, em julho de 2017, houve manifestações que exigiam a retirada da plataforma de petróleo que chegou ao Porto de Almeria para permanecer durante 6 meses, sem nenhuma outra explicação além de que iriam realizar trabalhos de manutenção. Em maio de 2014, o grupo Ben Magec, das Ilhas Canárias, realizou a campanha “Nós temos muita energia! Porquê o petróleo?” para exigir um novo modelo de energia para o arquipélago. Os combustíveis fósseis são finitos a curto prazo, poluentes e caros. Por que se continua a apostar em combustíveis fósseis? Para quê continuar a negar investimento real em energias alternativas? O sector da energia é monopolizado por um pequeno grupo de entidades que lucram com este negócio em nome de um suposto “progresso económico” e que fecham os olhos perante as graves consequências ambientais da sua atividade.

Naquela que é uma ação de sensibilização ibérica sobre a exploração de petróleo e gás na costa portuguesa, chega a Lagos o veleiro da Ecologistas en Acción, numa demonstração clara de solidariedade do resto da Península Ibérica para com os portugueses. A luta, bem como a ameaça, é transfronteiriça, é um assunto que preocupa portugueses e espanhóis e é uma declaração de que o combate às alterações climáticas deve ser globalizado!

Em causa está o “furo de Aljezur” que tem motivado muitas manifestações e ações da população em Portugal. Espanha junta-se assim a nós nesta luta.

As entidades pretendem sensibilizar o público e os governantes para o facto de que qualquer impacto no meio marinho em águas portuguesas irá necessariamente afetar o país vizinho e que este não é um assunto que diga respeito apenas a um Estado. Rejeitamos unanimemente as políticas energéticas baseadas em combustíveis fósseis que aceleram as consequências das alterações climáticas e degradam os ecossistemas marinhos. Unimos forças para reivindicar um novo modelo energético baseado no consumo, gestão e produção de energia mais sustentável, descentralizado, eficiente, democrático e solidário, em prol de um bem-estar mais saudável, livre e económico.

Por isso, a PALPconvida todos a irem ter à Marina de Lagos no dia 4 de junho, pelas 11:00, para receber o veleiro Diosa Maat que parte de Cadiz, Espanha, no dia 1 de junho e vai percorrer parte da costa portuguesa, parando também em Lisboa, onde participará numa ação de sensibilização sobre a sobrepesca em águas europeias.

Fonte: PALPEcologistasAccionPALP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.