- Os recursos gerados pela Associação com a gestão de têxtil destinaram-se a programas de cooperação e apoio local.
- As doações contribuem para proteger o meio ambiente: a roupa recolhida em Faro evitou a emissão de 327,54toneladas de CO2 para a atmosfera.
A Humana Portugal, associação sem fins lucrativos que desde 1998 trabalha a favor da proteção do meio ambiente promovendo a reutilização têxtil e realizando programas de cooperação em África e de apoio local em Portugal, recolheu em 2017 103,357 toneladas de têxtil usado através dos 23 contentores distribuídos no Município de Faro. Em 2018 completamos 20 anos e somos a entidade de referência em recuperação têxtil em Portugal.
A recolha de roupa é um serviço gratuito para os municípios e representa uma poupança significativa nos custos de recolha e eliminação de resíduos urbanos.
A Humana agradece o contributo de todos os cidadãos de Faro na doação de roupa com um objetivo social, na medida em que comprova que estão cada vez mais sensibilizados para a importância da seleção dos resíduos, que, deste modo, podem ser transformados em recursos.
O benefício ambiental
O resíduo têxtil tem um grande potencial de reaproveitamento, ultrapassando o vidro, o papel e o plástico; mas apenas 1 em cada 23 peças tem uma segunda vida. Das 195.000 toneladas de resíduos têxteis gerados pelos portugueses em 2017, apenas se recolheu de forma seletiva 4.3%. É muito importante consciencializar a população da necessidade da recolha seletiva e fomentar o modelo da economia circular para a sustentabilidade.
A reutilização e a reciclagem têxtil contribuem para a proteção do meio ambiente ao reduzir em parte os resíduos gerados pelos cidadãos, dando uma segunda vida à roupa que de outra forma iria parar ao aterro para incineração. Cada quilo de roupa que se reutiliza e não é incinerada evita a emissão de 3,169 kg de CO2 segundo dados da Comissão Europeia. As 103,357 toneladas recolhidas em 2017 permitiram evitar a emissão de 327,54 toneladas de CO2 para atmosfera.
Com a aproximação da celebração do Dia Mundial do Ambiente a 5 de junho, reforçamos a importância da correta gestão do resíduo têxtil para a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade do Planeta.
Preparação para a reutilização do têxtil
As roupas depositadas nos contentores têm dois destinos: uma parte é enviada para os centros de preparação para a reutilização da Humana Fundación Pueblo para Pueblo em Espanha e o restante é vendido a empresas de reutilização e reciclagem. A Humana Fundación Pueblo para Pueblo é uma entidade sem fins lucrativos e congénere da Humana Portugal.
O vestuário enviado para os centros de classificação é distribuído da seguinte forma:
- 61% é preparado para reutilização: 15% é enviado para as lojas em segunda mão da Humana em Portugal e 46% corresponde a roupa de qualidade África: é vendida a preços baixos, impulsionando a criação de novos recursos de desenvolvimento.
- 29% não se encontra em estado que permita a reutilização pelo que é vendido a empresas de reciclagem têxtil.
- 1% são resíduos impróprios da responsabilidade de um gestor autorizado
- 9% do restante é destinado aos centros de tratamento de resíduos dado não ser possível a sua reciclagem ou reutilização.
A roupa como motor de cooperação para o desenvolvimento, apoio local e sensibilização
Todos os recursos gerados pela atividade de recolha e valorização da roupa são dedicados ao objetivo social da organização. Estes programas de cooperação na Guiné-Bissau e em Moçambique são desenvolvidos em zonas rurais com altos níveis de pobreza, promovendo um crescimento sustentável e a melhoria das condições de vida junto das comunidades onde operam.
A valorização da roupa permite igualmente criar recursos, que em conjunto com as entidades públicas e privadas com quem estabelecemos parcerias, são destinados a iniciativas de sensibilização e de apoio local em Portugal.
Lojas secondhand e moda sustentável
Através da sua rede de lojas secondhand a Humana promove a segunda vida da roupa como pilar da moda sustentável: não há peça de roupa mais sustentável do que a que já foi produzida. As lojas (7 em Lisboa e 4 no Porto) são essenciais neste trabalho de promoção da reutilização.
Sobre a HUMANA Portugal:
A HUMANA Portugal é uma associação sem fins lucrativos que trabalha, desde 1998, a favor da proteção do meio ambiente promovendo a reutilização têxtil e realiza programas de cooperação de desenvolvimento em África e de apoio local e sensibilização em Portugal. Forma parte da Federação Humana People to People.
Fonte: Humana Portugal