A Câmara Municipal de Loulé vai associar-se ao projeto vencedor do Orçamento Participativo 2017 – “Cultura para Todos” – e, nesse âmbito, deliberou o acesso gratuito a todos os jovens com 18 anos a dois espaços culturais do Concelho: Cine-Teatro Louletano e Museu Municipal de Loulé.
Assim, até dezembro de 2019, os jovens nascidos no ano de 2000 poderão assistir livremente aos espetáculos que decorrem no Cine-Teatro, do Teatro, à Dança, da Comédia ao Cinema, das Conferências aos Workshops, entre outros, sem necessidade de adquirir bilhete. Também a entrada no Museu Municipal de Loulé é livre para estes jovens.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Autarquia louletana, resulta da adesão ao projeto “Cultura para Todos” em que uma das medidas é precisamente a atribuição de ‘cheque-cultura’ a dar aos jovens quando completam os 18 anos, e que lhes permite visitar museus e outros espaços culturais gratuitamente durante um ano.
Para os responsáveis municipais, esta medida vem dar resposta a um desafio lançado pelas Secretarias de Estado da Modernização Administrativa e da Cultura e “inscreve-se perfeitamente na política de acesso à Cultura que o Município tem vindo a desenvolver, como fator estratégico de coesão social e de desenvolvimento cultural”. A colaboração no apoio a programas e projetos de interesse municipal, em parceria com entidades da administração central, tem sido, de resto, recorrente nas atividades da Câmara Municipal de Loulé.
Fonte: GAP da CM Loulé